Notícias

Conheça experiências reais sobre educação física inclusiva em série de webinários

Compartilhe nas redes sociais:

Os webinários têm como objetivo dialogar a respeito do desenvolvimento de atividades físicas inclusivas e seus benefícios para todas as pessoas 

Atualizado em 23/11/2021

Instituto Rodrigo Mendes (IRM) fará três webinários para dialogar sobre educação física inclusiva e os benefícios da atividade física na vida das pessoas. O objetivo é apresentar práticas exitosas de inclusão, que evidenciem transformações positivas por meio da atividade física. Paralelamente, os parceiros também podem acessar o Projeto Rexona Quebrando Barreiras; uma série de treinamento digital desenvolvida pela Rexona e Beyond Sport, que busca apresentar o melhor do esporte para organizações de desenvolvimento social empoderarem os jovens, dando-lhes a oportunidade de se moverem mais.  

Todos os webinários poderão ser acompanhados em nossas páginas no YouTube e Facebook. Eles contarão com Libras, legendas em tempo real e audiodescrição. O tema do primeiro webinário, que ocorrerá dia 19/10 (terça-feira), das 17h às 18h (Brasília), é: “Como não deixar ninguém para trás nas aulas de educação física?”. Ana Beatriz Moser, Fundadora e Presidente do Instituto Esporte & Educação; e Fernanda Pedrosa de Paula, Professora de Educação Física da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte (MG), serão as convidadas e conversarão sobre possibilidades para elaboração de aulas de educação física inclusiva, nas quais estudantes com e sem deficiência possam praticar as atividades conjuntamente e colaborativamente, respeitando as especificidades de cada indivíduo. A mediação será de Rodrigo Hübner Mendes, Fundador e CEO do IRM. 

Card roxo com letras brancas. Texto: 19 de outubro, às 17h. Como não deixar ninguém para trás nas aulas de educação física?  Fotos dos participantes: Rodrig Hübner Mende, CEO e fundador do Instituto Rodrigo Mendes, Ana Moser, Presidente e Fundadora do Instituto Esporte e Educação e Fernanda Pedrosa de Paula, professora de educação física de Belo Horizone - MG. Símbolos de Libras, audiodescrição e texto “Legendas em tempo real”. youtube.com/institutorodrigomendes, facebook.com/institutorodrigomendes. Logotipo do IRM. Fim da descrição.

O segundo webinário acontece em 03/12 (sexta-feira), 10h (Brasília), e abordará o tema “Educação e esportes inclusivos: direitos de todas e todos”. Esse webinário contará com a participação de Gabriel Araújo, atleta da natação brasileira e medalhista paralímpico; Nelson Leoni, ex-atleta paralímpico e especialista em comunicação digital; e Regina Mercurio, professora de educação física e formadora do IRM. 

Card roxo com letras brancas. Texto: 03 de dezembro, às 10h00. Educação e esportes inclusivos: direitos de todas e todos. Fotos dos participantes: Regina Mercurio, professora de educação física e formadora do IRM; Nelson Leoni, ex-atleta paralímpico e especialista em comunicação; e Gabriel Araújo, atleta da natação e medalhista paralímpico. Símbolos de Libras, audiodescrição e texto: legendas em tempo real. youtube.com/institutorodrigomendes; facebook.com/institutorodrigomendes. Logotipo do IRM. Fim da descrição

Já o último webinário, que será realizado no começo de 2022, em 18/02 (sexta-feira), terá como foco “A relação entre cultura corporal para uma educação física inclusiva”. Reserve essas datas! 

“Projeto Rexona Quebrando Barreiras” 

O “Projeto Rexona Quebrando Barreiras”, idealizado pela Rexona e apoiado pelo Beyond Sport, é uma série de treinamento digital direcionada para líderes comunitários, professores, mentores e treinadores quebrarem barreiras, utilizando as ferramentas e técnicas disponíveis através da série de treinamento digital para ministrarem as suas aulas e práticas de incentivo ao esporte. Conheça mais e participe desse projeto! 

Responda as “pesquisas pós-módulos” mencionando o Instituto Rodrigo Mendes em organização. 

Em fundo roxo, logotipo: Projeto Rexona Quebrando Barreiras, seguido de texto: "Pesquisa após conclusão do módulo - Módulo 1". Abaixo, texto com as orientações da pesquisa e um asterisco sinalizando que as perguntas marcadas com asterisco são de preenchimento obrigatório. Texto: "Essa pesquisa irá nos ajudar a entender como que os treinamentos para professores e treinadores estão sendo avaliados, mapeando seus impactos. Seu preenchimento é voluntário e anônimo, e não utilizaremos essas informações para te identificar. Se tiver interesse em saber mais sobre como utilizamos dados e sua proteção, nossa política de cookies está disponível no site do Rexona". Abaixo, pergunta marcada como obrigatória. Texto: "1. Organização (se não for parte de uma organização, escreva 'não aplicável'". Abaixo, caixa de texto preenchida com "Instituto Rodrigo Mendes", sinalizando que o preenchimento deve ser feito como Instituto Rodrigo Mendes. Fim da descrição.

Instituto Rodrigo Mendes lança plataforma EAD com cursos sobre educação inclusiva