Notícias

UNICEF e IRM produzem websérie “Educação inclusiva na promoção de Trajetórias de Sucesso Escolar”

Compartilhe nas redes sociais:

A websérie está dividida em três partes e pode ser acessada pelo Youtube do UNICEF Brasil 

Você já assistiu à websérie “Educação inclusiva na promoção de Trajetórias de Sucesso Escolar”? Ela é uma produção do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), em parceria com o Instituto Rodrigo Mendes (IRM), e tem como objetivo proporcionar reflexões sobre aspectos do território, evasão escolar e a garantia da aprendizagem sob uma perspectiva inclusiva.

Composta de três episódios, todos com legendas em português, audiodescrição e interpretação em Libras, essa websérie está disponível no canal do Youtube do UNICEF Brasil

Episódio 1: Comunidades escolares e territórios: aborda a escuta da comunidade escolar e da família, o acolhimento e a importância de estabelecimento de vínculos, a valorização da cultura e do território, a necessidade de parcerias para formação de uma rede de apoio, dentre outros fatores para não deixar ninguém para trás na educação. 

Episódio 2: Enfrentamento da cultura do fracasso escolar: Contextualiza a problemática e apresenta mecanismos para evitá-la, mencionando iniciativas como a valorização das culturas e dos saberes da comunidade, a escuta ativa e a importância da comunicação e do diálogo, dentre outras. 

Episódio 3: Caminhos para a inclusão escolar:  Ressalta que, antes da pandemia da covid-19, a educação brasileira vinha avançando na inclusão escolar e aponta caminhos nesse sentido. O episódio reforça a necessidade da busca constante pela universalização da educação para que todas as pessoas tenham a chance de frequentar a escola comum e recebam as mesmas oportunidades de acesso à educação independentemente de suas singularidades. 


Saiba como foi a videoconferência de lançamento da websérie “Educação inclusiva na promoção de Trajetórias de Sucesso Escolar”