No dia 24 de setembro, o superintendente do IRM, Rodrigo Hübner Mendes, mediará a mesa sobre os desafios da sociedade atual e o papel da educação no Brasil, com a participação de Elisa Lucinda e Flávia Oliveira
“Educação Integral: Múltiplos contextos, diferentes caminhos”. Esse é o tema da 5ª edição do Seminário Internacional de Educação Integral (SIEI) no Brasil, que acontecerá nos dias 24 e 25 de setembro. O evento é promovido pela Fundação SM em parceria com o Instituto Rodrigo Mendes (IRM), além do Canal Futura, CENPEC, Centro de Referências em Educação Integral, CIEDS, Instituto Alana, Instituto Tomie Ohtake, Sesc e SM Educação.
No dia 24, a mesa “Desafios da sociedade contemporânea e o papel da educação” abrirá os debates. Das 10h30 às 11h30, a poeta Elisa Lucinda e a jornalista Flávia Oliveira discutirão sobre os desafios da sociedade brasileira e o papel da educação pública na superação de desigualdades e discriminações, com a mediação do superintendente do IRM, Rodrigo Hübner Mendes.
Elisa ganhou o Troféu Raça Negra 2010, e desenvolveu o projeto “Palavra de Polícia, Outras Armas”, que ensina poesia falada aos policiais e apresenta os princípios dos direitos humanos. Já Flávia é colunista dos jornais O Globo, CBN e CBN Rio, além de comentarista do Estúdio i da Globonews. Rodrigo é professor da Fundação Getúlio Vargas, consultor do Governo de Angola e fundador do IRM, que dirige desde 2004.
O primeiro dia (24) será dedicado a palestras, que serão realizadas no Sesc Vila Mariana; já o segundo (25) focará em atividades opcionais, que acontecerão em espaços educativos e culturais de São Paulo. Os temas abordados nesses dois dias são diversos: educação integral, currículo escolar, direito à educação, materiais acessíveis pedagógicos, educação e mobilidade, infância e escola, educação e a cidade, e território educativo.
Materiais pedagógicos acessíveis
O IRM ministrará uma oficina sobre materiais pedagógicos acessíveis, no dia 25, das 10h às 12h, no FabLab Galeria Olido. A proposta é que as participantes e os participantes experimentem os equipamentos disponíveis no espaço – como cortadora a laser, impressora 3D, fresadora e arduinos –, troquem ideias sobre desenho universal para aprendizagem, e conheçam projetos desenvolvidos por educadoras e educadores que participaram da formação Materiais pedagógicos acessíveis, oferecida pelo IRM.
Para conferir toda programação e as localizações das atividades basta acessar o site do SIEI.
Para saber mais sobre educação integral e outros assuntos ligados à educação inclusiva, basta acessar o Portal DIVERSA e conferir alguns textos:
Educação integral e inclusiva: escolas e cidades para todas e todos