Notícias

Nova Escola divulga materiais pedagógicos acessíveis desenvolvidos na formação oferecida pelo Instituto Rodrigo Mendes

Compartilhe nas redes sociais:

A parceria também incluiu a transmissão ao vivo do bate-papo com Alexandre Moreira, mediador do curso Materiais Pedagógicos Acessíveis, e Tennyson Teodoro, professor que participou da formação

Entre a metade do mês de setembro e o começo de outubro, a Nova Escola, em parceria com o Instituto Rodrigo Mendes (IRM), divulgou os materiais pedagógicos acessíveis que são fruto da formação continuada que leva o mesmo nome (MPA), oferecida pelo IRM desde 2018. O site apresentou três materiais: Roleta Silábica, Trilha dos Seres Vivos e Teatro de Fantoches com Painel Sonoro.

Todos esses podem ser encontrados também no portal DIVERSA, onde cada um deles tem: texto de apresentação com interlocução com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e desenho universal para a aprendizagem; tutorial em vídeo e texto; relato de experiência; e vídeos de aplicação nas escolas.

Outra ação da Revista foi a transmissão ao vivo do bate-papo entre Soraia Yoshida, jornalista do veículo, Alexandre Moreira, que é mediador da formação MPA, e Tennyson Teodoro, professor de Geografia que participou do curso e foi responsável pelo material pedagógico acessível Placas Tectônicas. Durante a conversa, os convidados falaram sobre a concepção dos materiais, as confecções e o uso deles em sala de aula.

“O que eu tenho que trabalhar [em sala de aula] e quais as barreiras encontradas?”, questiona Alexandre. Esse é justamente o ponto de partida do professor da sala comum, como o Tennyson. Para este, a reflexão inicial é como ensinar os estudantes que têm mais dificuldade de aprendizagem, mas que não têm, necessariamente, alguma deficiência.

De acordo com Alexandre, a partir desse mapeamento, o professor da sala comum e o professor da sala de recursos analisam quais mecanismos tecnológicos podem ser usados e aí começa a construção do material. Tennyson finaliza dizendo que a tecnologia aliada a todo esse processo faz com que “algo complexo [como aprender sobre placas tectônicas] se torne simples só com o uso do material [pedagógico acessível]”.

Assista à transmissão ao vivo neste link.

Posted by Nova Escola on Tuesday, October 1, 2019

Para saber mais sobre os materiais pedagógicos acessíveis basta acessar o portal DIVERSA.

Confira na íntegra todas as informações sobre os materiais já divulgados pela Nova Escola:
Roleta Silábica
Trilha dos Seres Vivos
Teatro de Fantoches com Painel Sonoro