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Começam as visitas aos municípios do projeto “Alavancas para a educação inclusiva de qualidade”

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Gado Bravo, na Paraíba, e Óbidos, no Pará, são os primeiros locais a apresentar projetos de educação inclusiva elaborados no primeiro semestre de 2023 

O projeto “Alavancas para a educação inclusiva de qualidade”, iniciativa do Instituto Rodrigo Mendes (IRM), em parceria com Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Movimento Bem Maior, Instituto Ambikira e Machado Meyer, começou a etapa de visitas aos 10 municípios participantes: Maués (AM), Óbidos (PA), Campos Formoso (BA), Gado Bravo (PB), Irauçuba (CE), Lucas do Rio Verde (MT), Cajati (SP), Patos de Minas (MG), Alvorada (RS) e Canguçu (RS).  

A intenção do ciclo é conhecer as ações de educação inclusiva implementadas nas localidades. Além da apresentação dos cursistas e dos projetos das escolas, cinco projetos serão filmados – cada um representará uma das cinco macrorregiões brasileiras.  

Gado Bravo, Paraíba  

Nos dias 14 e 15 de agosto, a equipe do IRM chegou ao município de Gado Bravo. Na ocasião, foram apresentados os projetos inclusivos e trabalhados com todos os estudantes das dez comunidades escolares que participaram da formação.  

A proposta dada aos cursistas do Alavancas era identificar as características e necessidades específicas de suas escolas e, a partir daí, elaborar um projeto aplicando os princípios da educação inclusiva e implementá-lo envolvendo todos os estudantes da sala de aula, a gestão escolar e a comunidade. Entre as propostas criadas, foram promovidas oficinas de pintura, de leituras, de contos e de teatro, troca de receitas familiares, resgate de danças e músicas regionais, cantigas de roda, contação de histórias e um “correio da amizade”, com o objetivo de estimular as crianças a escreverem cartas umas para as outras. 

Com essas atividades, os educadores encontraram formas integrar todos os alunos da sala de aula e mesclaram diferentes componentes curriculares – como língua portuguesa e artes – para crianças e jovens da educação infantil e do ensino fundamental. 

Óbidos, Pará 

Depois foi a vez da visita ao munícipio de Óbidos, em 17 e 18 de agosto, onde também foram apresentados 10 projetos inclusivos, além de apresentações culturais da comunidade.   

Entre as propostas de inclusão elaboradas pelos cursistas, destaque para a criação de uma trilha geográfica tátil, rodas de leitura e de contação de histórias, produção textual e jogos pedagógicos, oficinas de construção de material pedagógico adaptado, além de atividades envolvendo as famílias, para falar sobre a importância da inclusão não só no ambiente escolar, como em todo o território ao seu redor.   

Em Óbidos, três escolas elaboraram projetos cujo foco foi disseminar o uso da Língua Brasileira de Sinais (Libras). No primeiro, a língua de sinais foi utilizada na aprendizagem de Língua Portuguesa, Matemática, Geografia, História e Educação Física. Já no segundo, foi ofertado curso básico de Libras para as famílias de estudantes surdos e ouvintes, funcionários e estudantes da escola e para a comunidade em geral. Por fim, a terceira proposta promoveu a leitura em Língua Portuguesa e em Libras com estudante surda não alfabetizada e demais colegas ouvintes na turma. 

Tanto em Gado Bravo quanto em Óbidos, os projetos foram elaborados em conjunto pelos professores de sala de aula comum e professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE), com o apoio da coordenação da unidade escolar. “É muito importante quando o professor da sala de aula comum, o AEE e a gestão da escola estão envolvidos em todas as etapas de elaboração do projeto, pois garante um olhar mais amplo sobre o que pode ser feito para promover a inclusão”, afirma Katia Cibas, coordenadora de formação do IRM.  

Sobre o Alavancas 

Com três anos de duração, o projeto Alavancas contará com novo ciclo em 2024, quando terá início a formação de técnicos das secretarias municipais de educação para a elaboração de políticas públicas voltadas à educação inclusiva. 

em 2025, estão previstos o monitoramento das políticas elaboradas no ano anterior e uma pesquisa sobre os impactos gerados pelas formações, além de dois cursos ead, disponibilizados na plataforma de formação do IRM

Além do apoio das organizações já mencionadas para a realização desse projeto, o IRM conta com parceiros institucionais que apoiam as diversas iniciativas voltadas ao fortalecimento da diversidade e da inclusão. São eles: Abadhs, AT&T, Cisco, Fundação Lemann, Fundação Grupo Volkswagen, Itaú Social, LATAM e Mattos Filho. Esse apoio é fundamental para a expansão de nossas ações por uma sociedade cada vez mais inclusiva, equitativa e igualitária.  

Foto com um grupo de pessoas diversas, entre homens e mulheres, de diferentes idades. Na foto há 23 pessoas em pé e 16 pessoas sentadas no chão. Ao fundo, uma parede com laterais cinza e, ao centro, um fundo branco e os escritos: Plenário Ver. José Jovino de Farias Filho.
Encontro com educadores participantes do projeto em Gado Bravo, na Paraíba. Foto: Divulgação

Foto com 46 pessoas diversas, entre homens e mulheres de diferentes idades e estaturas. No primeiro plano, seis pessoas tocam instrumentos musicais. Ao fundo, as demais pessoas estão sorridentes em cima de um palco. No canto inferior à esquerda, um banner com uma foto e a frase “Alavancas para a educação inclusiva”.
Apresentação durante visita ao município de Óbidos, no Pará. Foto: Divulgação

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