Notícias

Relatório anual 2023 reúne principais ações do IRM

Compartilhe nas redes sociais:

Documento destaca os impactos dos projetos desenvolvidos nas áreas de Formação, Produção de Conhecimento e Advocacy.  

Ao longo de quase 30 anos de trajetória, os programas do Instituto Rodrigo Mendes (IRM) atenderam mais de 112,3 mil educadores de todos os estados brasileiros e impactaram cerca de 2,1 milhões de estudantes. Nesta quarta-feira, 17 de abril, o Instituto lança o seu Relatório anual 2023, no qual detalha os principais projetos voltados para a promoção da educação inclusiva. O documento está disponível para download no site do IRM.  

Fotografia de três crianças, meninas, lado a lado, sorrindo e abraçadas. Uma delas segura um brinquedo.  Fim da descrição.
Relatório do IRM destaca os projetos voltados para a promoção da inclusão de todas as crianças.

Confira, a seguir, alguns dos destaques do relatório. 

Em Produção de Conhecimento, o IRM promoveu um intercâmbio de experiências sobre educação inclusiva entre Brasil e Portugal, que contou com a participação de cerca de 30 especialistas dos dois países. Os profissionais se reuniram em Lisboa para participar de um congresso e visitar instituições para conhecer casos portugueses de boas práticas.  

Na área de Formação, o destaque fica para a conclusão do primeiro ano do projeto “Alavancas para a educação inclusiva de qualidade”, que promoveu a formação de educadores, gestores e técnicos das secretarias de educação dos dez municípios selecionados via edital público. São eles: Maués (AM), Óbidos (PA), Campo Formoso (BA), Gado Bravo (PB), Irauçuba (CE), Lucas do Rio Verde (MT), Cajati (SP), Patos de Minas (MG), Alvorada (RS) e Canguçu (RS). O Alavancas é resultado da parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o Movimento Bem Maior, o Instituto Ambikira e o Instituto Machado Meyer.  

Já no pilar de Advocacy, o IRM deu continuidade à participação ativa nas principais redes voltadas à promoção dos direitos das pessoas com deficiência, tais como a Coalizão Brasileira pela Educação Inclusiva e a Rede Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Rede-In). Além disso, em 2023, o Instituto passou a integrar a Comissão Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, criada pelo Ministério da Educação (MEC), e a Frente Parlamentar Mista de Educação. 

Esses são alguns dos destaques do Relatório anual 2023, que pode ser baixado na íntegra na página de impactos do site do IRM.  

Leia também: 

Confira as principais ações do IRM em 2023  

Pesquisa vai analisar impacto do Alavancas em municípios participantes