Notícias

IRM participa da 3ª Jornada Pedagógica de Itapevi

Compartilhe nas redes sociais:

Evento reuniu cerca de dois mil participantes para discutir os desafios e as possibilidades para a efetivação do direito à educação inclusiva no município 

Em 29 de julho, a Escola de Tempo Integral “Tarsila do Amaral” foi palco da III Jornada Pedagógica, organizada pela Secretaria Municipal de Educação de Itapevi, na região metropolitana de São Paulo. Com o mote: “Educação Especial na Perspectiva Inclusiva”, o encontro teve por objetivo motivar e sensibilizar o público a iniciar o segundo semestre letivo com um compromisso ainda maior na defesa do direito à educação de todas as crianças e adolescentes. 

O Instituto Rodrigo Mendes esteve no evento e foi representado por Elisângela Fernandes, Coordenadora da Plataforma DIVERSA do IRM, que ministrou a palestra “Educação Inclusiva: desafios e possibilidades”. A jornada é um importante momento formativo para os profissionais da rede, que teve um público diversificado, incluindo professores, gestores, agentes de inclusão e técnicos da Secretaria de Educação. Às vésperas do retorno às aulas, cerca de duas mil pessoas se reuniram para debater a importância de assegurar uma educação de qualidade e equitativa aos estudantes da rede. 

Elisângela comentou sobre a experiência: “A Jornada Pedagógica de Itapevi foi um encontro muito rico, com um público muito atento. Durante a formação, discutimos os princípios da educação inclusiva, os principais marcos legais brasileiros, alguns dos desafios que as redes de ensino e as escolas vêm enfrentando para assegurar esse direito, além de experiências reais e inspiradoras, publicadas na Plataforma DIVERSA, que demonstram o compromisso dos educadores em não deixar ninguém para trás”. 

A jornada contou também com a participação da secretária de educação de Itapevi, a professora Eliana Maria da Cruz Silva, e de Gabriel Limaverde, filósofo, mestre em Ética e Educação Internacional, com especialização em educação inclusiva e formador da Roda Educativa. 

Leia também

IRM participa do V CINTEDI