Notícias

Painel de Indicadores da Educação Especial conta com atualizações

Compartilhe nas redes sociais:

Agora a ferramenta ganhou recursos de responsividade na versão mobile, além de atualização com dados do Censo Escolar 2022 

O Painel de Indicadores da Educação Especial, lançado no evento anual do IRM em dezembro de 2022 e disponível no portal DIVERSA, foi atualizado. Agora, sua versão mobile conta com recursos de responsividade, proporcionando uma navegação mais intuitiva e fluída em celulares e tablets. Karolyne Ferreira, analista de Advocacy do Instituto, destaca que o Painel de Indicadores é uma ferramenta em constante melhoria. “Recentemente, ele foi atualizado com os microdados do Censo Escolar (Inep/MEC) de 2022, além da nova versão para celular de forma a facilitar e ampliar as possibilidades de navegação, inclusive em telas menores”, afirma.  

Dividido em três campos – estudantes, professores e escolas – é possível consultar dados sobre Educação Especial a partir de 2012, com informações disponibilizadas pelo Censo Escolar. As consultas podem ser feitas por municípios, estados, regiões e a nível federal. 

Em “Estudantes”, há a proporção de matrículas de estudantes público-alvo da Educação Especial. Além disso, é possível filtrar por etapas de ensino, faixa etária, etnia, tipo de deficiência, tipos de classe, entre outras informações. 

Na área de “`Professores”, há o número de professores regentes, professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE), os que possuem formação continuada em Educação Especial, tanto na sala comum quanto no AEE, e o número de professores com deficiência, além de informações sobre outros profissionais, como serviço de apoio. 

Já em “Escolas”, é possível saber a quantidade de escolas da Educação Básica, as que oferecem matrículas na Educação Especial, as que possuem itens de acessibilidade, salas de recursos multifuncionais, itens de infraestrutura – bibliotecas, laboratório de informática, internet e laboratórios de ciência –, e o perfil das escolas. 

Foto de mão masculina segurando celular com a tela aparecendo o painel de indicadores. Faixa laranja com texto em letras brancas "Painel de Indicadores da Educação Especial agora tem recursos responsivos na versão mobile". Logotipo IRM.  Fim da descrição.

IRM apoia Movimento Pela Base na criação de material de apoio a professores 

IRM marca presença em evento anual do Todos Pela Educação