O objetivo do caderno é orientar educadores a garantirem equidade, acessibilidade e o direito de todos à educação, contribuindo para o enfrentamento da cultura do fracasso escolar
O acesso à educação de qualidade nas escolas comuns é um direito de todas as pessoas, conforme previsto na Constituição Federal Brasileira. Garantir esse direito, contudo, exige o desenvolvimento de políticas públicas e de estratégias pedagógicas diversas e eficazes, além de um trabalho colaborativo de toda a sociedade para não deixar ninguém para trás na educação.
Tendo em vista esses desafios, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), em parceria com o Instituto Rodrigo Mendes (IRM), desenvolveu um caderno com recomendações para uma educação de qualidade na perspectiva da educação inclusiva, considerando o público-alvo da Educação Especial, que são: pessoas com deficiência, com transtornos globais do desenvolvimento e com altas habilidades/ superdotação.
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Esse material tem como finalidade apresentar caminhos para a eliminação de barreiras e a promoção da equidade, por meio de estratégias pedagógicas acessíveis que viabilizem as mesmas oportunidades e a garantia do direito de todas e todos à educação de qualidade nas escolas comuns. Sua proposta é provocar reflexões sobre a atuação profissional de secretários municipais e estaduais de educação, coordenadores, gestores escolares, professores e demais pessoas que compõem as equipes pedagógicas das secretarias de educação, para que ressignifiquem suas práticas de acordo com as características de cada comunidade escolar e seu território, considerando seus desafios e potencialidades.
O “Caderno de Recomendação – Educação inclusiva” faz parte do programa “Trajetórias de Sucesso Escolar”, uma iniciativa idealizada pelo UNICEF para o enfrentamento da cultura do fracasso escolar no Brasil. O material será usado nas formações que a equipe do Trajetórias de Sucesso Escolar faz nos estados e enviado, também, aos municípios que aderiram ao Selo UNICEF.
A educação inclusiva como contribuição para o enfrentamento da cultura do fracasso escolar
A educação inclusiva contribui para o enfrentamento da cultura do fracasso escolar, uma vez que objetiva assegurar o acesso à educação de todas e todos os estudantes. Esse modelo de educação faz da escola mais atrativa e, portanto, diminui a chance de evasão escolar, à medida que cria um ambiente heterogêneo e propõe a alunas e alunos o protagonismo da construção do próprio processo de aprendizagem de forma colaborativa com docentes e demais membros da comunidade escolar, independentemente de suas singularidades.
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