Notícias

Campanha “Movido a Respeito” leva 6 ouros no PromaxBDA 2018 Global Awards

Compartilhe nas redes sociais:

Ação da Globo em parceria com o Instituto Rodrigo Mendes levou ouro em todas as categorias que disputou

No dia 14 de junho, o PromaxBDA Global Awards, principal premiação do mundo no segmento de marketing televisivo, reconheceu a campanha Movido a Respeito com seis medalhas de ouro em todas as categorias em que concorreu: On-Air Stunt Promotion, Public Service Announcement Spot, Branded/ Sponsor Integration Promo (Sports), Brandend Content Promo, Special Project e Best Social Cause Spot.

Saiba mais:
+ Campanha #MovidoARespeito reflete sobre inclusão e superação coletiva
+ #MovidoARespeito premiada no Cannes Lions Festival

Criada pela Globo em parceria com o Instituto Rodrigo Mendes e lançada em março de 2017, a campanha provocou uma reflexão sobre a inclusão de pessoas com deficiência. Aliando tecnologia e inclusão, realizou-se um fato inédito no mundo: pela primeira vez, uma pessoa com tetraplegia, Rodrigo Hübner Mendes, superintendente e porta-voz do Instituto Rodrigo Mendes, pilotou um carro de corrida usando comandos cerebrais.

Rodrigo Hübner Mendes aparece já dentro do carro de corrida com capacete e traje de proteção..
Foto: Ramón Vasconcelos/ Globo

“O mais difícil de ser superado não é a limitação física. É a limitação do preconceito, a limitação da indiferença, a limitação imposta pela sociedade – na comunicação, na arquitetura, na mobilidade urbana e principalmente nas atitudes. As pessoas não são iguais. E não devem ser. O respeito às diferenças é imprescindível para que os direitos sejam iguais para todos. Além do respeito, precisamos mudar nossa atitude em busca da eliminação das barreiras. Em outras palavras, o desafio de se construir uma sociedade inclusiva é meu, é seu, é de todos”, acredita Rodrigo.

Confira o filme:

 

Por dentro da tecnologia

Nos filmes, gravados no autódromo Velo Cittá, na cidade de Mogi Guaçu, interior de São Paulo, o próprio Rodrigo é responsável por conduzir o automóvel.

A tecnologia garantiu que a aceleração do carro e os movimentos de curva para direita e esquerda fossem conduzidos pelo pensamento de Rodrigo. Na prática, o sistema detecta os padrões de pensamento e, quando o pensamento treinado é repetido, o computador de bordo reage aos acionamentos necessários no sistema de direção.

Além dos sensores cerebrais, o carro foi equipado com um sistema de controle totalmente computadorizado de onde se aciona direção, acelerador, freio, embreagem e mudança de marcha. Uma câmera frontal detectou o traçado da pista – uma inovação que vem sendo apresentada nas feiras mundiais de tecnologia. Para segurança de Rodrigo, o veículo contou com um receptor remoto e uma comunicação direta com as equipes no box.

 

Movido a Respeito ganha Leão de Prata em Cannes 2017

Vencedor do Leão de Prata no Festival de Criatividade de Cannes 2017, na categoria Innovation/Creative Data, o projeto alcançou mais de 89 milhões de pessoas na TV. Apresentada na ONU e na reunião do Fórum Econômico Mundial, chamou a atenção pelo trabalho coletivo e colaborativo e, principalmente, pelo uso da inovação e da criatividade a serviço de mensagem social.