Notícias

Confira os vídeos inéditos das práticas desenvolvidas na formação Ensino Médio Inclusivo

Compartilhe nas redes sociais:

Apresentaremos, semanalmente, cada projeto desenvolvido por uma das cinco escolas participantes, nos anos de 2017 e 2018

Instituto Rodrigo Mendes (IRM) divulgará, em suas redes sociais, a partir de agosto, os vídeos com os resultados do curso Ensino Médio Inclusivo – Construindo uma escola para todos, das edições de 2017 e 2018. A formação, realizada desde 2016 pela parceria do IRM com o Instituto Unibanco, tem como objetivo apoiar equipes multidisciplinares das redes de educação no planejamento de políticas públicas para a garantia de acesso, permanência e aprendizagem dos estudantes público-alvo da educação especial – estudantes com deficiência, transtornos do desenvolvimento, espectro autista e altas habilidades ou superdotação. 

Serão divulgados cinco vídeos, que apresentam práticas inclusivas desenvolvidas nas escolas estaduais: Prof. Andronico de Mello e Dr. Genésio de Almeida Moura, ambas na cidade de São Paulo, Prof. Cid Boucault, em Mogi das Cruzes (SP), Profa. Inah de Mello, em Santo André (SP), e Orosimbo Maia, em Campinas (SP).  

Nas três edições do projeto, o Ensino Médio Inclusivo (EMI) foi realizado em 19 cidades, certificando 796 cursistas, que desenvolveram 270 projetos de intervenção local, impactando mais de 89 mil pessoas. A formação, que acontece por meio de encontros semipresenciais, é voltada para educadores – dentre eles professores, professores de Atendimento Educacional Especializado (AEE), gestores escolares, coordenadores pedagógicos e técnicos das diretorias de ensino –, e impacta estudantes com e sem deficiência, e suas famílias.  

Com o propósito de fomentar a discussão sobre os direitos e os princípios legais e atitudinais da educação inclusiva, o EMI visa alinhar teoria e prática, através do desenvolvimento de projetos de intervenção local, no intuito de romper e/ou minimizar barreiras que impossibilitam a plena participação dos estudantes público alvo da educação especial na escola comum. 

Confira os vídeos institucionais de 2017 e 2018 do EMI e não perca os próximos lançamentos!