Notícias

Saiba como foi o último webinário da série Educação inclusiva durante a pandemia, promovida pelo IRM e pelo DIVERSA

Compartilhe nas redes sociais:

O debate de encerramento deste segundo ciclo abordou as consequências da pandemia na vida de estudantes e suas famílias  

Consequências da pandemia na vida de estudantes e suas famílias” marcou o fim do segundo ciclo da série de webinários Educação inclusiva durante a pandemia, realizada pelo Instituto Rodrigo Mendes (IRM) e pelo DIVERSA. Participaram deste webinário Ítalo Dutra, Chefe de Educação do UNICEF Brasil e Rosa Magalhães Ribeiro, estudante do ensino fundamental na EMEF Desembargador Amorim Lima, pertencente à rede de ensino municipal de São Paulo. A mediação foi de Rodrigo Hübner Mendes, nosso superintendente. 

Fundo gradiente do laranja ao vermelho. Textos: “webinário 04/11, 16h (Brasília)”, “Consequências da pandemia na vida de estudantes e suas famílias”. Em três círculos, fotos dos participantes: Rosa Magalhães, Estudante de Ensino Fundamental; Ítalo Dutra, UNICEF; e Rodrigo Mendes, IRM. Link: “Youtube.com/InstRodrigoMendes”, símbolos de Libras e audiodescrição e texto “Legendas em tempo real”. Logotipos do IRM e do DIVERSA. Fim da descrição.

Rosa contou como é sua rotina de estudante durante a pandemia. Disse que recebe o apoio da família para realizar as tarefas escolares quando necessário e também falou que é difícil conciliar as atividades da escola com outros interesses.     

Ítalo destacou as ações feitas pelo UNICEF para minimizar os impactos gerados pela pandemia às crianças e adolescentes. Chamou a atenção para iniciativas feitas com as secretarias de educação e com as escolas na tentativa de acolher famílias e estudantes, como também de proporcionar a continuidade do ensino-aprendizagem no período remoto. Alertou que é preciso ficar atento à evasão escolar, buscando por estudantes que não estão recebendo as atividades remotas e garantir o vínculo deles com a escola, construindo novas alternativas de aprendizagem. Afirmou que os alunos precisam desenvolver autonomia na escola e que sem professor não há educação. 

Em concordância com esse pensamento, Rosa ainda explicou que se considera uma pessoa privilegiada por estudar na Escola Amorim Lima e disse que o colégio lhe possibilita ser protagonista de sua educação a partir do momento em que os estudantes podem construir sua própria aprendizagem de maneira autônoma, ou seja, recebem o material didático e as orientações dos professores, mas têm livre escolha para decidir em que momento e como vão realizar as atividades. 

Ao longo dos últimos meses, contamos com a contribuição de educadores, gestores, especialistas na área da educação inclusiva, estudantes e daqueles que assistiram ao evento e participaram por meio do chat, enviando perguntas e comentários. Buscamos refletir a respeito de temas relacionados à educação para todas e todos em tempos de distanciamento social e acerca da perspectiva de reabertura das escolas em um novo cenário provocado pela pandemia da covid-19 para não deixar ninguém para trás.  

Todos os nossos webinários  podem ser assistidos pelo nosso canal do Youtube e contaram com recursos de acessibilidade, como Libras, legendas em tempo real e audiodescrição.


Saiba como foi o webinário Consequências da pandemia na profissão de educador

Acompanhe os melhores momentos dos webinários sobre acessibilidade informacional  e intencionalidade pedagógica 

Fique por dentro de como foi o primeiro ciclo