Notícias

Saiba como foi o webinário “Consequências da pandemia na profissão de educador”

Compartilhe nas redes sociais:

No último dia 7 de outubro, o Instituto Rodrigo Mendes (IRM) e o DIVERSA realizaram o webinário “Consequências da pandemia na profissão de educador”. O evento foi transmitido pelo nosso canal do Youtube e contou com recursos de acessibilidade, como Libras, legendas em tempo real e audiodescrição.  

Os convidados foram André Cyrino, professor de educação física da Rede estadual do Ceará, e Lia Glaz, gerente de projetos no Instituto Península. Luiz Conceição, coordenador de formação do IRM, ficou responsável pela mediação. Os participantes dialogaram sobre aspectos profissionais, psicológicos e emocionais causados na rotina do educador neste período de isolamento social e quais os efeitos dessas transformações.  

Fundo gradiente do laranja ao vermelho. Textos: “webinário 07/10, 16h (Brasília)”, “Consequências da pandemia na profissão de educador”. Em três círculos, fotos dos participantes: André Cyrino, Rede estadual do Ceará; Lia Glaz, Instituto Península; e Luiz Conceição, IRM. Link: “Youtube.com/InstRodrigoMendes”, símbolos de Libras e audiodescrição e texto “Legendas em tempo real”. Logotipos do IRM e do DIVERSA. Fim da descrição.

Lia, com base na pesquisa “Sentimento e percepção dos professores brasileiros nos diferentes estágios de coronavírus“, realizada pelo Instituto Península, comentou sobre a relevância e o aumento do uso da tecnologia para o processo de ensino-aprendizagem na pandemia. Ela também falou a respeito da valorização do professor diante do distanciamento social. 

André concordou com a reflexão e acrescentou que, durante a pandemia, educadores buscaram criar vínculos com os estudantes e com as famílias para continuidade da aprendizagem, além de procurarem por cursos de formação para aumentarem sua qualificação. 

Aqueles que assistiram às transmissões ao vivo puderam enviar perguntas para os participantes responderem. Dentre outros assuntos, ainda foi debatido o papel da escola e a expectativa em relação ao retorno das aulas presenciais. Para os convidados, é primordial preservar a vida de todas e todos. A escola deve ter a função de acolhimento. Os estudantes devem sentir prazer de participar das aulas e de realizar as atividades propostas, que devem ter um significado além da aprovação ou reprovação.  

Assista ao vídeo a seguir e confira, na íntegra, o webinário “Consequências da pandemia na profissão de educador”

          

Nas transmissões anteriores foi falado sobre Acessibilidade informacional durante a pandemia” e “Intencionalidade pedagógica no trabalho remoto“. O segundo ciclo da série “Educação inclusiva durante a pandemia” termina em 4 de novembro, às 16h (Brasília), com o webinário “Consequências da pandemia na vida de estudantes e suas famílias”. Participe pelo nosso canal do Youtube. 


Acompanhe os melhores momentos dos outros webinários já realizados neste segundo ciclo  

Fique por dentro de como foi o primeiro ciclo