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Webinário sobre acessibilidade informacional dá início ao segundo ciclo de debates da série “Educação inclusiva durante a pandemia”

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 Transmissão ao vivo intitulada “Acessibilidade informacional durante a pandemia” conta com a participação de Cid Torquato e Leonardo Yada

Mais uma vez, o Instituto Rodrigo Mendes e o DIVERSA realizam debates em forma de transmissões ao vivo afim de promover o diálogo acerca da “Educação inclusiva durante a pandemia“. Essa é segunda sequência de webinários da série “Educação Inclusiva na pandemia”. O primeiro ciclo – realizado no mês de junho – abordou temas como a criação de vínculos entre escolas e famílias; as possibilidades pedagógicas para atividades a distância; e a garantia da equidade no retorno às aulas presenciais

Agora a proposta é possibilitar conversas mensais – sempre exibidas na primeira quarta-feira de cada mês. A primeira rodada dessa nova fase contou com a participação de Cid Torquato, secretário Municipal da Pessoa com Deficiência de São Paulo, e Leonardo Yada, diretor do Centro de Planejamento e Integração de Sistemas (CPLIS) da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEDUC-SP). O assunto em pauta: Acessibilidade informacional durante a pandemia

O convidado Cid Torquato foi o primeiro a responder perguntas do mediador, o superintendente do IRM, Rodrigo Hübner Mendes. O secretário falou sobre o selo municipal que criou para sites acessíveis. “Essa certificação quer ser nacional, precisa chegar ao Brasil inteiro para que tenha peso. Quando chegamos, eu achei que era necessário chamar a atenção do mercado, das empresas, de todo mundo sobre a importância de ter certificação sobre sites acessíveis (…). Temos um trabalho muito próximo do Ministério Público no sentido de fiscalizar quem não está cumprindo a Lei”.

Fundo gradiente do laranja ao vermelho. Texto: Acessibilidade informacional durante a pandemia.  Logotipos: IRM e DIVERSA. Youtube.com/InstRodrigoMendes. Legendas em tempo real. Símbolos: Libras e audiodescrição. Fim da descrição.

Você também pode conferir, na íntegra, o vídeo do webinário “Acessibilidade informacional durante a pandemia” no Youtube!

Já Leonardo Yada mencionou as iniciativas da SEDUC-SP no momento em que vivemos. “A ideia é chegar na maior quantidade de alunos possível aqui no Estado de São Paulo. A primeira ação foi em relação ao acesso à internet. O que foi feito: uma parceria com operadoras de telecomunicação para permitir o patrocínio de dados móveis durante a navegação nesses aplicativos”, destaca Leonardo. Ele também comentou sobre a exibição de aulas através de canais da TV aberta e a respeito das aulas gravadas, que são disponibilizadas no Youtube.  

Acesse o canal do Instituto Rodrigo Mendes no Youtube! 

Com quase uma hora de duração, o bate-papo também trouxe temas sobre tecnologia assistiva. “Estamos estudando, junto com o secretário Bruno Caetano, sob demanda do prefeito Bruno Covas, a compra de até 400mil tablets e mais pacote de dados e 4G para que alunos em geral, não só alunos com deficiência, da rede municipal tenham acesso”, revelou Cid.  

Fundo preto. Em destaque imagem dividida em quatro quadros onde aparecem Rodrigo Hübner Mendes, Cid Torquato e Leonardo Yada, além da intérprete de Libras Carol Fomin. Na parte inferior da imagem vemos as legendas simultânea da transmissão. Fim da descrição.

Rodrigo relembrou que uma das principais constatações da pesquisa “Protocolos sobre educação inclusiva durante a pandemia da covid-19”, realizada pelo IRM, é a importância de que a decisão em relação ao retorno das aulas presenciais preserve sobretudo o direito à educação.  

No que tangencia a questão da volta às aulas, Leonardo ressaltou a existência de um modelo híbrido e o projeto desenvolvido em parceria com a Secretaria de Saúde para monitorar casos de covid-19 nas escolas e diretorias de ensino.

“Nem todo mundo vai voltar já no dia 8, a gente vai ter um modelo híbrido que vai contar não só com aulas presenciais, mas também com aulas remotas (…). Os alunos que eventualmente configurarem um grupo de risco continuam tendo acesso aos conteúdos pedagógicos das suas residências (…). Eu também destacaria o desenvolvimento de um sistema de monitoramento do corona vírus. Um sistema para poder monitorar esses casos, até para que a gente possa ter esse diálogo com outras secretarias e também pensar em como atuar em situações em que a gente tenha alunos com sintomas de covid-19″, disse o diretor. 

Fundo gradiente do laranja ao vermelho. Texto: Webinários, Educação Inclusiva durante a pandemia. Reserve essas datas a partir das 16h (Brasília). Em destaque, aparecem quatro círculos brancos com as datas dos webinários: 05/08, 02/09, 07/10 e 04/11. Logotipos: IRM e DIVERSA. Youtube.com/InstRodrigoMendes. Legendas em tempo real. Símbolos: Libras e audiodescrição. Fim da descrição.

Todas as transmissões ao vivo realizadas pelo Instituto Rodrigo Mendes contam com interpretação em Libras, legendas em tempo real e audiodescrição para permitir que mais pessoas assistam aos conteúdos. Anote as próximas datas: 2/setembro, 7/outubro e 4/novembro.

 

Assista ao vídeo com os melhores momentos dos dois primeiros webinários do segundo ciclo da série “Educação inclusiva durante a pandemia”

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