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Instituto Rodrigo Mendes lança curso sobre trabalho colaborativo

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O curso “Trabalho colaborativo” é gratuito e está disponível na plataforma de formação do IRM 

Instituto Rodrigo Mendes (IRM), com a parceria da Fundação Lemann, lança o curso “Trabalho colaborativo”, uma formação gratuita e a distância (EAD), disponível na plataforma de formação do IRM, desenvolvida em conjunto com a Fundação Lemann e a União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação (Undime). 

A formação possui oito horas de duração e está dividida em cinco módulos, com videoaulas, exercícios e textos que propõem uma reflexão ativa sobre a importância do trabalho colaborativo para se construir uma educação inclusiva na prática. 

“As ferramentas apresentadas pelo trabalho colaborativo favorecem a criação de estratégias que envolvam todo o coletivo escolar. Ajudam a identificar desafios e potências que a singularidade de cada território apresenta, fortalecem os laços e ampliam a condição de pertencimento entre todas as pessoas da comunidade escolar”, diz Camila Aguiar, formadora do IRM. 

Os cursistas são convidados a conhecer e reconhecer como construir ações conjuntas entre os professores da sala de aula comum e do Atendimento Educacional Especializado (AEE), a gestão escolar, os estudantes e suas famílias, visando o alcance e a melhoria da educação inclusiva. 

Em sala de aula, duas mulheres, uma branca e outra negra, estão agachadas com três meninas e um menino ao redor. A negra é abraçada por uma das meninas. Ao seu lado, uma menina branca e uma negra estão abraçadas e, à frente, um menino branco pula. Fim da descrição.
Foto: Yan Krukov. Fonte Pexels

Nesta formação, os cursistas podem encontrar o apoio necessário na transformação da prática pedagógica cotidiana. O curso oferece contribuições para toda a comunidade escolar, mas sobretudo, se destaca em apresentar caminhos possíveis para a construção do planejamento pedagógico de forma colaborativa, sob uma perspectiva diversificada e inclusiva.  

Esse e todos os outros cursos que compõem a plataforma de formação do IRM são gratuitos e não necessitam de pré-requisitos para a realização, ou seja, todas as pessoas interessadas estão aptas a participar das formações, que geram um atestado de participação para os concluintes depois de realizadas todas as atividades propostas. 

Outros cursos

Além do “Trabalho colaborativo”, a plataforma de formação EAD do IRM possui mais dois cursos: “Portas abertas para a inclusão, educação física inclusiva” e “Planejamento pedagógico na perspectiva inclusiva”. 

O curso Portas abertas para a inclusão, uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e do Instituto Rodrigo Mendes (IRM), com o apoio da Fundação Barça, proporciona refletir sobre educação a partir da perspectiva inclusiva e da ressignificação das práticas de educação física. São sete módulos que abordam os mais diversos temas da inclusão de pessoas com deficiência na educação: histórico e legislação; acessibilidades; práticas inclusivas; e conceitos de educação física inclusiva. 

O curso Planejamento pedagógico na perspectiva inclusiva, desenvolvido em parceria com a Fundação Lemann, permite (re)pensar caminhos para um planejamento pedagógico inclusivo. Três aulas abordam temas como: a importância do planejamento e o contexto atual da educação; as etapas do planejamento na perspectiva inclusiva; e as possibilidades para um planejamento colaborativo. 

Parcerias

Além dos parceiros dos cursos, o IRM conta com parceiros institucionais que apoiam as diversas iniciativas voltadas à educação inclusiva trabalhadas em outras frentes. São eles: Abadhs, AT&T, Fundação Lemann, Fundação Grupo Volkswagen, Itaú Social, Latam e Instituto Mattos Filho. Esse apoio é fundamental para a expansão de nossas ações por uma sociedade cada vez mais inclusiva, equitativa e igualitária. 


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