Profissionais de dez escolas, de diversas regiões do Brasil, abordaram o desenvolvimento e a criação de materiais pedagógicos acessíveis elaborados durante a formação
Mais uma formação Materiais Pedagógicos Acessíveis (MPA) se encerrou. No último encontro, as educadoras e educadores apresentaram os projetos que desenvolveram com tecnologia, utilizando o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Pelo segundo ano consecutivo, a formação ocorreu remotamente. Fizeram parte da edição de 2022 os municípios de Águas Lindas de Goiás (GO), Ariquemes (RO), Candeias (BA), Quixeramobim (CE) e Rio Claro (SP).
Os grupos foram compostos por professores da sala comum, do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e por gestores escolares. Os cursistas refletiram sobre as situações desafiadoras das suas classes na aprendizagem, considerando todos os estudantes, e a partir delas, desenvolveram materiais pedagógicos acessíveis.
O último encontro foi focado nos relatos das experiências vividas pelas educadoras e pelos educadores durante o processo, e demonstrou a importância da aplicação dos conceitos de uma educação inclusiva na prática, a partir da criação de cada material pedagógico acessível, para tornar possível a aprendizagem de todos os estudantes de forma conjunta e colaborativa.
A formação “Materiais Pedagógicos Acessíveis” é realizada pelo Instituto Rodrigo Mendes (IRM) e pelo MudaLab, com a parceria do Instituto Ambikira. O objetivo principal da formação é que os cursistas desenvolvam um material pedagógico acessível com tecnologia e articulado à BNCC e ao DUA.
Os parceiros institucionais: Abadhs, AT&T, Fundação Lemann, Fundação Grupo Volkswagen, Itaú Social, Latam e Instituto Mattos Filho apoiam e investem na formação Materiais pedagógicos acessíveis.
Formação Materiais Pedagógicos Acessíveis 2022 recebe Instituto Favela da Paz
Formação Materiais Pedagógicos Acessíveis promove oficina de tecnologia para cursistas
Confira os materiais pedagógicos acessíveis desenvolvidos em 2021 por educadoras e estudantes