Profissionais da educação de oito municípios de São Paulo se reuniram para dividir impressões e resultados dos trabalhos desenvolvidos durante o percurso formativo
Na última terça-feira, 10 de setembro, aconteceu o 10º encontro do DIVERSA presencial 2019, que fechou o percurso formativo desse e da modalidade de monitoramento do projeto. Estavam presentes cerca de 60 pessoas, dentre elas educadoras e educadores; gestoras e gestores de escolas; e técnicas e técnicos das secretarias de educação. O encontro reuniu profissionais dos municípios de Guarujá, Santa Branca, São Roque, Suzano e Taubaté, que participaram do DIVERSA presencial, e também de Cotia, Nova Odessa e São Caetano do Sul, que integraram o DIVERSA presencial monitoramento – sendo que as três cidades são egressas da edição do DIVERSA presencial de 2018. Esse último encontro foi realizado no CIVI-CO, espaço de coworking onde se localiza o Instituto Rodrigo Mendes (IRM).
Entre os meses de abril e setembro deste ano, o DIVERSA presencial, que foi idealizado e desenvolvido pelo IRM com o apoio da Fundação Volkswagen, formou profissionais envolvidos com o processo de escolarização de estudantes público-alvo da educação especial em escolas comuns. Por meio de parcerias com secretarias municipais de educação, o projeto tem como objetivo contribuir na ampliação de conhecimentos sobre a educação inclusiva, a partir de situações reais e desafiadoras escolhidas pelos próprios e pelas próprias participantes. Já a proposta do DIVERSA presencial monitoramento, que envolve os municípios egressos da edição anterior do DIVERSA presencial vigente, é colaborar para a replicação da metodologia do projeto em formações continuadas, planejadas e executadas pelas próprias educadoras em suas cidades.
Durante o último encontro, os participantes e as participantes dividiram suas impressões e práticas em relação aos casos desafiadores que escolheram abordar. Já quem participou do monitoramento, apresentou os caminhos e resultados das ações que têm sido desenvolvidas em suas próprias cidades. As conclusões foram muito positivas:
Quais os aprendizados que vocês tiraram dessas formações?
“Aprendemos a ressignificar saberes, desconstruir ideias, perceber que devemos quebrar barreiras para o aluno, e valorizar a diversidade”.
“Que o aprendizado de cada um é singular, então nossa estratégia e nossa metodologia que têm que mudar”.
“Todos nós somos protagonistas nesse processo de inclusão, que é um processo de mudança”.
“Juntos a caminhada da educação fica mais fácil”.
“Aprendemos a pensar numa mesma direção para irmos todos juntos”.
Confira outras notícias sobre o DIVERSA presencial:
IRM e FVW recebem municípios para assinatura de parceria no DIVERSA presencial