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IRM lançará plataforma EAD e a formação “Planejamento pedagógico na perspectiva inclusiva”

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Além desse curso, o “Portas abertas para a inclusão” e as futuras formações a distância do instituto também integrarão a plataforma 

Instituto Rodrigo Mendes (IRM), em parceria com a Fundação Lemann e com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), está desenvolvendo uma plataforma de Ensino a Distância (EAD), a qual reunirá as formações remotas do IRM. Abadhs e Fundação Grupo Volkswagen também apoiam esse projeto, como parceiros institucionais do instituto.   

Essa nova plataforma tem como objetivo promover formação sobre educação na perspectiva inclusiva em larga escala, a partir da oferta de um catálogo de cursos. Almeja-se a formação de novos educadores para a implementação de práticas de educação inclusiva e, também, de gestores públicos e escolares para atuarem como agentes de transformação. A iniciativa permite a consolidação e a ampliação de portfólio de soluções e estratégias pedagógicas, bem como o fortalecimento da rede de boas práticas.

“Temos a ambição de que nossa plataforma seja reconhecida em todo o Brasil como referência em acessibilidade, educação inclusiva e cursos EAD. Esperamos que nossas formações consigam atingir os mais de 5 mil municípios brasileiros, impactando a experiência de educadores e estudantes nos mais diversos territórios”, projetou Cecília Barreto, formadora do IRM.  

E tem mais novidades! Em setembro, realizamos uma pesquisa sobre quais cursos vocês gostariam que o IRM oferecesse. Recebemos 320 respostas ou contatos, com indicação de temas de interesse e sugestões. Para o primeiro curso a ser lançado, escolhemos o tema “Planejamento pedagógico na perspectiva inclusiva“. Essa formação estará inserida na nova plataforma EAD, da qual fará parte também o “Portas abertas para a inclusão, educação física inclusiva”.   

“Planejamento pedagógico na perspectiva inclusiva” 

A formação é gratuita e poderá ser iniciada no segundo semestre de 2021, data prevista para o lançamento da nova plataforma EAD. Os objetivos do curso, uma realização do IRM com a Fundação Lemann, são: compreender a importância do planejamento pedagógico na perspectiva inclusiva; identificar as principais etapas de um planejamento pedagógico inclusivo e os principais atores envolvidos nesse planejamento; conhecer e propor formas de articulação e trabalho coletivo entre esses atores; além de analisar criticamente essas etapas e adaptá-las ao seu território e realidade da unidade escolar. As pessoas interessadas podem preencher o formulário de interesse para receber e-mails quando o curso e a plataforma forem lançados.  

Grupo de 4 mulheres olha para um mesmo ponto fixo. Fim da descrição.

O curso é autoinstrucional, ou seja, é realizado a partir da autonomia do cursista. Tem como público-alvo professores, gestores escolares, técnicos e gestores das Secretarias de Educação, e interessados em geral. Isto é, pode ser feito por todas as pessoas interessadas no tema da educação inclusiva, sem a exigência de qualquer pré-requisito. Essa formação tem seis horas de duração, tem caráter reflexivo (não avaliativo) e está disponível para todo o Brasil. Ao final do curso, desde que cumpridas todas as etapas do processo formativo, é gerado um atestado de participação.   

“O tema de planejamento foi um dos mais votados em nossa consulta às pessoas que acompanham o trabalho do IRM. Consideramos ideal que ele seja o primeiro curso da plataforma, pois um bom planejamento é essencial para a educação inclusiva, na medida em que permite – desde o início – considerar todas e todos os estudantes”, explicou Cecília. 

“Portas abertas para a inclusão, educação física inclusiva” 

Desde de 2018, o UNICEF e o IRM realizam um curso no formato EAD, de maneira autoinstrucional: o “Portas abertas para a inclusão, educação física inclusiva”. Ele foi ofertado em três edições semipresenciais desde 2013. Essa formação conta com o apoio da Fundação Barça

O Portas abertas para a inclusão EAD já ultrapassou a marca de 100 mil inscritos e impactou mais de 800 mil estudantes em mais 32 mil escolas. O curso é gratuito e composto por sete módulos que abordam os mais diversos temas da inclusão de pessoas com deficiência na educação: histórico e legislação, acessibilidades, práticas inclusivas e conceitos de educação física inclusiva. Portanto, todas as pessoas interessadas no tema da educação inclusiva podem fazer o curso.

Em quadra escolar, menino de óculos passa por uma sequência de obstáculos formados por barbantes presos ao topo de cones. Fim da descrição.

Atualmente, a formação encontra-se com as inscrições suspensas temporariamente, porque está em processo de transição para integrar a nova plataforma EAD do IRM. Assim que o Portas abertas para a inclusão estiver inserido nesse ambiente formativo, as pessoas interessadas poderão se inscrever na formação. Você pode preencher este formulário de interesse para receber e-mails quando a plataforma for lançada e o curso estiver novamente disponível. No entanto, aquelas pessoas que iniciaram o percurso formativo antes do período de suspensão conseguem dar continuidade a ele normalmente, por meio da antiga plataforma.     


Portas abertas para a inclusão completa dois anos com mais de 101 mil inscritos 

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