Formação em serviço reúne educadoras e educadores da DRE Itaquera para unir a cultura maker à perspectiva da educação inclusiva
Cerca de 40 educadoras e educadores da Diretoria Regional de Educação de Itaquera reuniram-se na quinta-feira (25/04) no Centro de Formação (CEFOR), para o primeiro encontro formativo do projeto Materiais Pedagógicos Acessíveis (MPA).
No local, os mediadores do projeto Alexandre Moreira e Regina Mercúrio e os mediadores makers Lara Nacth e Guilherme Kominami (MudaLab) iniciaram o encontro apresentando o objetivo, metodologia e cronograma da formação. Após, explicaram sobre os princípios iniciais da educação inclusiva e acessibilidade, além do caminho de consolidação da cultura maker e as características desse movimento.
A formação, que tem como objetivo a criação de materiais pedagógicos alinhados com os princípios do Desenho universal para a aprendizagem a partir de situações desafiadoras escolhidas pelos próprios participantes. Nessa edição o projeto conta com representantes de 12 escolas da rede e representantes do Centro de Formação e Atendimento a Inclusão (CEFAI Itaquera).
O mediador do projeto, Alexandre Moreira diz que está com expectativas altas para a edição desse ano, que o grupo de educadores é bem participativo e que já possuem uma aproximação com a perspectiva da educação inclusiva e com tecnologias. “Acho que é um grande desafio juntar a educação inclusiva com a cultura maker, pois não sabemos para onde as criações vão caminhar. Mas é exatamente isso que torna todo o processo mais rico, porque são os próprios participantes que trazem as demandas e a partir delas nós construímos o projeto de forma colaborativa trocando saberes”, comenta.
Essa edição do projeto traz pela primeira vez um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e para o próximo encontro, os participantes deverão definir a situação desafiadora de aprendizagem com a qual vão trabalhar durante o projeto e as ideias iniciais de materiais que serão desenvolvidos durante o percurso formativo.
Materiais pedagógicos acessíveis é uma formação em serviço para educadores envolvidos no processo de escolarização de estudantes público-alvo da educação especial em escolas comuns, com o objetivo de contribuir na construção de materiais pedagógicos acessíveis que auxiliem o processo de ensino-aprendizagem de estudantes com e sem deficiência.