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Materiais pedagógicos acessíveis: educação inclusiva e cultura maker

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Formação em serviço reúne educadoras e educadores da DRE Itaquera para unir a cultura maker à perspectiva da educação inclusiva

Cinco pessoas em pé na frente da sala de aula. Nas laterais, outras pessoas sentadas em cadeiras.
Encontro inicial do Materiais Pedagógicos Acessíveis

Cerca de 40 educadoras e educadores da Diretoria Regional de Educação de Itaquera reuniram-se na quinta-feira (25/04) no Centro de Formação (CEFOR), para o primeiro encontro formativo do projeto Materiais Pedagógicos Acessíveis (MPA).

No local, os mediadores do projeto Alexandre Moreira e  Regina Mercúrio e os mediadores makers Lara Nacth e Guilherme Kominami (MudaLab) iniciaram o encontro apresentando o objetivo, metodologia e cronograma da formação. Após, explicaram sobre os princípios iniciais da educação inclusiva e acessibilidade, além do caminho de consolidação da cultura maker e as características desse movimento.Materiais concretos, como bonecos, estão em cima de uma mesa.

A formação, que tem como objetivo a criação de materiais pedagógicos alinhados com os princípios do Desenho universal para a aprendizagem a partir de situações desafiadoras escolhidas pelos próprios participantes. Nessa edição o projeto conta com representantes de 12 escolas da rede e representantes do Centro de Formação e Atendimento a Inclusão (CEFAI Itaquera).

O mediador do projeto, Alexandre Moreira diz que está com expectativas altas para a edição desse ano, que o grupo de educadores é bem participativo e que já possuem uma aproximação com a perspectiva da educação inclusiva e com tecnologias. “Acho que é um grande desafio juntar a educação inclusiva com a cultura maker, pois não sabemos para onde as criações vão caminhar. Mas é exatamente isso que torna todo o processo mais rico, porque são os próprios participantes que trazem as demandas e a partir delas nós construímos o projeto de forma colaborativa trocando saberes”, comenta.

Essa edição do projeto traz pela primeira vez um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e para o próximo encontro, os participantes deverão definir a situação desafiadora de aprendizagem com a qual vão trabalhar durante o projeto e as ideias iniciais de materiais que serão desenvolvidos durante o percurso formativo.


Materiais pedagógicos acessíveis é uma formação em serviço para educadores envolvidos no processo de escolarização de estudantes público-alvo da educação especial em escolas comuns, com o objetivo de contribuir na construção de materiais pedagógicos acessíveis que auxiliem o processo de ensino-aprendizagem de estudantes com e sem deficiência.