Notícias

Paralimpíadas e inclusão: oportunidade para transformar

Compartilhe nas redes sociais:

Neste último domingo, dia 18/09, encerrou-se um importante evento que ocupou muitas agendas no Brasil e no mundo: as Paralimpíadas Rio 2016. Momento único em beleza, organização, gentileza, diversidade e, sim, transformação.

Atletas e jogos emocionantes reuniram mais fãs, despertaram olhares de crianças e adultos para o esporte e para o tema da inclusão. Pelas arenas passaram exemplos vivos de superação e, fora delas, houve espaço para conhecer casos de sucesso – histórias de inclusão nas escolas e comunidades, contadas em palestras e seminários que aconteceram durante todo o mês de setembro.

Alex Ellis, Embaixador do Reino Unido no Brasil; Rodrigo Hübner Mendes, superintendente do IRM e Gary Stahl, representante UNICEF Brasil, na abertura da exposição
Da esq. para dir.: Alex Ellis, Embaixador do Reino Unido no Brasil; Rodrigo Hübner Mendes, superintendente do IRM e Gary Stahl, representante UNICEF Brasil, na abertura da exposição

IRM na British House

No dia 05/09, o Instituto Rodrigo Mendes (IRM) participou do debate Brasil – Reino Unido em Educação Inclusiva, trazendo a história da cantora Olivia Byington e seu filho João, além de projetos de inclusão desenvolvidos no Brasil, em escolas de ensino básico e superior.

Já na terça feira, 13/09, o IRM inaugurou a exposição fotográfica do projeto Portas Abertas para a Inclusão, com imagens de Pat Albuquerque, a convite do UNICEF e com apoio da Embaixada e Consulados Britânicos no Brasil. O lançamento aconteceu na casa Paralímpica #BritishHouseRio, sediada no Shopping Metropolitano durante o período do evento esportivo, e foi precedida pelo seminário “Quando todos jogam juntos, todos ganham”, organizado pelo UNICEF Brasil.

A abertura contou com a participação do embaixador britânico, Alex Ellis e do representante do UNICEF no Brasil, Gary Stahl. Foram compartilhadas as perspectivas de ambas as instituições sobre inclusão, o poder do esporte e do brincar em todo o mundo, especialmente no contexto das paralimpíadas.

Já Rodrigo Hübner Mendes, superintendente do IRM, apresentou resultados e histórias do projeto Portas Abertas, convidando ao palco dois professores do Rio de Janeiro – Antônio Carlos de Souza e Luiz Gustavo Firmino – que contaram seus projetos de inclusão por meio da educação física na Escola Municipal Floriano PeixotoCIEP Padre Paulo Correa, respectivamente.

O segundo painel organizado pelo Unicef – “Inclusão, esportes e alto rendimento” – contou com a presença e depoimento pessoal do atleta paralímpico Micky Yule, da Grã Bretanha, seguido de uma mesa de debates com atletas e representantes do Special Olympics e Maria de Fátima Albuquerque, coordenadora de Desenvolvimento Institucional do IRM.

+ Veja o álbum de fotos do evento

paralimpíadas
Da esq. para dir.: Antônio de Souza, prof. da Escola Municipal Floriano Peixoto e Luiz Gustavo Firmino, prof da CIEP Padre Paulo Correa