Notícias

Instituto Rodrigo Mendes e Fundação Grupo Volkswagen celebram parceria

Compartilhe nas redes sociais:

A nova parceria institucional tem como objetivo garantir o direito à educação inclusiva de qualidade por meio do apoio às ações do IRM 

Instituto Rodrigo Mendes (IRM) e a Fundação Grupo Volkswagen têm uma longa relação de parceria, que continuará em 2021. Ela começou em 1998 e, desde 2017, a FGVW contribuiu com a formação “DIVERSA presencial”. A partir deste ano, a Fundação apoiará as ações do IRM de maneira institucional, ou seja, contribuirá para o financiamento das atividades do Instituto como um todo, sem vínculo com um projeto específico. 

“A inclusão de pessoas com deficiência, sobretudo por meio da educação inclusiva, é uma das causas que movem a Fundação Grupo Volkswagen. Nesse sentido, estar ao lado do Instituto Rodrigo Mendes, contribuindo com essa organização que é referência internacional em inclusão, é um novo passo nessa parceria de longa data que nos enche de orgulho”, celebra Vitor Hugo Neia, Diretor de Administração e Relações Institucionais da Fundação. 

Rodrigo Hübner Mendes, Fundador e CEO do IRM, também comemora a parceria: “Nossa parceria com a Fundação Grupo Volkswagen começou no final dos anos 1990, período em que o terceiro setor brasileiro passava por um intenso processo de amadurecimento e profissionalização. Percebo, hoje, que muitas das transformações pelas quais o Instituto Rodrigo Mendes passou foram, em alguma medida, influenciadas por esse frutífero início. Uma honra termos a FGVW como parte intrínseca de nossa história”, observa. 

Em card laranja, texto: "Instituto Rodrigo Mendes e Fundação Grupo Volkswagen celebram parceria". Logotipos: Instituto Rodrigo Mendes e Fundação Grupo Volkswagen. Fim da descrição.

A Fundação Grupo Volkswagen tem o propósito de mover pessoas pelo conhecimento. Desde 1979, investe em ações de educação e desenvolvimento de comunidades. Atualmente, abraça três causas prioritárias: mobilidade urbana, mobilidade social e inclusão de pessoas com deficiência.  

Em 2020, a FGVW realizou 17.663 atendimentos diretos; impactou 248.974 beneficiários indiretos; atendeu 1.267 beneficiários com recursos do Grupo Volkswagen; esteve presente em todos os Estados e no Distrito Federal; e investiu R$ 2,3 milhões em recursos próprios. 

Acesse o site da Fundação Grupo Volkswagen para saber mais sobre a sua atuação e continue acompanhando o IRM e os frutos desse novo modelo da parceria. 


Sobre o DIVERSA Presencial 

O “DIVERSA Presencial” é uma formação em serviço para profissionais envolvidos com os processos de escolarização de estudantes público-alvo da educação especial em escolas comuns, contribuindo na construção de conhecimento sobre educação inclusiva e na modificação de práticas pedagógicas para que nenhum estudante fique sem ter o direito à educação assegurado. Ao longo dos quatro anos de parceria com a FGVW, o projeto contou com 20 municípios participantes e impactou quase 100 mil estudantes. 

Confira os relatos de experiência dos profissionais da educação participantes do DIVERSA presencial 2020 

Encontro remoto encerra edição 2020 do DIVERSA presencial