Notícias

Instituto FAR é o novo parceiro de projetos do IRM

Compartilhe nas redes sociais:

O Instituto Rodrigo Mendes (IRM) firma parceria com o Instituto FAR para a formação Materiais Pedagógicos Acessíveis (MPA), realizada conjuntamente com o MudaLab e que conta com o patrocínio do Instituto Ambikira, além do apoio institucional de Abadhs, AT&T, Cisco, Fundação Lemann, Fundação Grupo Volkswagen, Itaú Social, LATAM e Instituto Mattos Filho.  

O Instituto FAR optou ser um dos patrocinadores da formação, porque acredita no desenvolvimento humanitário por meio de projetos voltados à educação.

“Educação é o transformar da nossa causa aqui no Instituto FAR. É o legado que queremos deixar para o futuro de crianças e jovens. Queremos ajudá-los a abrir seus horizontes e enxergar que são protagonistas de suas vidas e do mundo que queremos ver. E é por meio de parcerias como essa, com o Instituto Rodrigo Mendes, que conseguimos gerar sinergia e fortalecer a luta pela causa que compartilhamos: educação”, comenta Monique Cesila, gerente de Programas Sociais do Instituto FAR. 

“O IRM trabalha para que todas as crianças com deficiência estudem na escola comum e tenham a oportunidade de alcançar o seu melhor como seres humanos. O Instituto FAR opera para que a educação transforme pessoas, fazendo com que elas sejam protagonistas das suas próprias histórias. Estamos muito contentes com essa parceria, pois vamos trabalhar juntos para realizar o sonho de um mundo mais justo, diverso e inclusivo”, diz Lucas Silva, coordenador de Relacionamento com Parceiros do IRM. 

Quatro educadoras brancas estão em sala de aula ao redor de uma mesa, onde está o boneco “Helinho Come-Come”, material pedagógico acessível feito em madeira, e outros objetos de feltro relacionados à alimentação. Em cima da mesa há também uma panela de brinquedo, feita de papelão. Fim da descrição.
Foto: Juliana Delgado. Fonte: Instituto Rodrigo Mendes. 

Formação Materiais Pedagógicos Acessíveis

O MPA é uma formação em serviço para escolas da rede pública, cujo objetivo é contribuir para a construção de materiais pedagógicos acessíveis que auxiliem no processo de ensino-aprendizagem de todas as alunas e alunos. 

Os grupos selecionados para participar da formação são compostos pela professora ou professor da sala de aula comum, pela gestora ou gestor escolar e pela ou pelo profissional do Atendimento Educacional Especializado (AEE). Cada rede de ensino deve construir um material pedagógico acessível, com o uso de tecnologia, considerando a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA). 

Desde 2020, a formação ocorre remotamente e, pelo segundo ano consecutivo, contou a participação de escolas de diferentes regiões do Brasil. Os municípios selecionados para a edição de 2022 foram:  Águas Lindas de Goiás (GO), Ariquemes (RO), Candeias (BA), Quixeramobim (CE) e Rio Claro (SP).  


Cursistas relatam processo de construção de seus projetos no último encontro da formação Materiais Pedagógicos Acessíveis  

Formação Materiais Pedagógicos Acessíveis 2022 recebe Instituto Favela da Paz     

Confira os materiais pedagógicos acessíveis desenvolvidos em 2021 por educadoras e estudantes