A partir de 05 de setembro, o Instituto Rodrigo Mendes (IRM) iniciará uma série de encontros com candidatas e candidatos à Prefeitura dos municípios participantes do projeto “Alavancas” para reforçar a importância do compromisso com a educação inclusiva
Durante o mês de setembro, o Instituto Rodrigo Mendes (IRM) dará início a uma série de encontros com candidatos e candidatas à Prefeitura dos dez municípios participantes do projeto “Alavancas para a educação inclusiva de qualidade”. O objetivo é apresentar os avanços e desafios do projeto em cada localidade e reforçar a importância do compromisso com a educação inclusiva.
O projeto Alavancas foi lançado em 2022, em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o Movimento Bem Maior, o Instituto Ambikira e o Instituto Machado Meyer. Por meio de edital foram selecionados dez municípios das cinco macrorregiões do Brasil: Maués (AM), Óbidos (PA), Campo Formoso (BA), Gado Bravo (PB), Irauçuba (CE), Lucas do Rio Verde (MT), Cajati (SP), Patos de Minas (MG), Alvorada (RS) e Canguçu (RS).
Todos os encontros com as candidatas e candidatos ocorrerão na plataforma ZOOM. Confira, a seguir, a agenda:
Alvorada (RS) – 05/09, às 14h
Cajati (SP) – 06/09, às 14h
Campo Formoso (BA) – 10/09, às 14h
Canguçu (RS) – 11/09, às 14h
Gado Bravo (PB) – 12/09, às 14h
Irauçuba (CE) – 17/09, às 14h
Lucas do Rio Verde (MT) – 19/09, às 14h
Maués (AM) – 20/09, às 14h
Óbidos (PA) – 24/09, às 14h
Patos de Minas (MG) – 25/09, às 14h
Com três anos de duração, entre 2023 e 2025, o IRM vai promover a formação em educação especial na perspectiva inclusiva de educadores, gestores, técnicos de secretarias municipais de educação e de outros órgãos públicos; apoiar a revisão ou elaboração de políticas públicas de educação especial; e criar dois cursos EAD, que serão disponibilizados na plataforma de formação.
Além do apoio das organizações já mencionadas para a realização desse projeto, o IRM também conta com parceiros institucionais que apoiam as diversas iniciativas voltadas ao fortalecimento da diversidade e da inclusão. São eles: AT&T, Cisco, Fundação Grupo Volkswagen, Fundação Itaú, Fundação Lemann, Instituto Devive, LATAM e Mattos Filho. Esse apoio é fundamental para a expansão das ações do Instituto em prol de uma sociedade cada vez mais inclusiva, equitativa e igualitária.
O Instituto Rodrigo Mendes é uma organização sem fins lucrativos, dedicada a garantir que toda pessoa com deficiência tenha acesso a uma educação de qualidade em escolas inclusivas. Atuamos de forma independente e apartidária, assegurando que nossas ações sejam guiadas pela nossa missão.
Leia também:
IRM forma técnicos de secretarias para elaborar política pública