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Conheça as sextilhas escritas por municípios do Alavancas

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Na abertura do projeto “Alavancas pela educação inclusiva de qualidade”, os municípios se apresentaram por meio de sextilhas 

As sextilhas são estruturas textuais formadas por uma estrofe de seis versos, na qual a segunda, a quarta e a sexta linhas devem rimar. E foi essa a proposta de apresentação trazida aos 10 municípios selecionados para a formação da primeira etapa do projeto “Alavancas para a educação inclusiva de qualidade”, iniciativa do Instituto Rodrigo Mendes (IRM), que conta com apoio do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Movimento Bem Maior, Instituto Ambikira e Machado Meyer

Para promover a integração entre os participantes nas primeiras aulas da formação, os educadores participantes das cinco macrorregiões do Brasil tiveram que elaborar sextilhas apresentando suas escolas e localidades. O resultado de algumas delas estão disponíveis abaixo. Confira: 

Região Norte 

Maués – Amazonas  

O projeto Alavancas 
É o melhor aprendizado 
A inclusão é acolhida 
E será valorizada 
Descobrir o potencial 
Para uma escola preparada 

Autor: Escola Municipal Maria Conceição Medeiros da Rocha 

Óbidos – Pará  

No território obidense 
Tem uma escola muito legal 
A Tenente Pedro Muniz 
Sede do Polo Cipoal 
Localizada às margens da PA 254 
Na grande área rural 
 
Autor: Escola Tenente Pedro Muniz 

Região Nordeste 

Campo Formoso – Bahia  

Boa tarde cursistas 
Viemos aqui nos apresentar 
Uma escola de médio porte 
Com vários projetos a ofertar 
A comunidade campo-formosense 
A escola CPM veio para revolucionar 
 
Autor: Escola CPM 

Gado Bravo – Paraíba  

A escola Godofredo 
Aqui presente está 
Participando do projeto Alavancas 
Para poder multiplicar 
Na educação inclusiva 
Nós vamos arrasar 

Autor: Emef Godofredo Joosten 

Irauçuba – Ceará  

Incluir no mundo de hoje 
Não é só socializar 
Unindo famílias e escolas 
E os objetivos alcançar 
Porque educação de qualidade 
Em Irauçuba vamos alcançar 

Autores: Demy, Rina, Vanderli, Lídia e Mônica 

Região Centro Oeste 

Lucas do Rio Verde – Mato Grosso 

A educação inclusiva 
É difícil para caramba 
Começa em casa com a família 
E se expande feito samba 
Alegra o coração do brasileiro 
E nos deixa de perna bamba 
 
Autores: Alenir, Simone, Mariclei e Lea 

Região Sudeste 

Cajatí – São Paulo 

Uma nova escola 
Uma nova visão 
Pessoas que se importam 
E valorizam o cidadão 
Vivendo de portas abertas 
Promovendo a inclusão 

Autor: Emeb Capitão Braz 

Patos de Minas – Minas Gerais 

Na escola Norma Borges 
A inclusão é uma prioridade 
Todos são acolhidos com respeito 
E tem o seu potencial valorizado de verdade 
Na diversidade encontramos riqueza 
E juntos aprendemos com amor e igualdade 
 
Autor: Escola Norma Borges 

Região Sul 

Alvorada – Rio Grande do Sul 
 
EMEF Aparício Borges 
Escola pequena no tamanho 
Mas grande em sua dedicação 
Trabalhamos com empenho 
Construindo com amor 
Acolhendo com carinho 
Os alunos da inclusão 

Autor: EMEF Aparício Borges 
 
Canguçu – Rio Grande do Sul 

Nós da Geraldo Telesca 
Trabalhamos com dedicação 
Escola e comunidade 
Apostamos na inclusão 
Buscando a cada dia 
Uma melhor educação 

Autor: Escola Geraldo Telesca 
 

Com três anos de duração, o projeto Alavancas teve seu edital lançado em setembro de 2022 e terá três anos de ações. Em 2024, será a vez de promover a formação de técnicos das secretarias municipais de educação para a elaboração de políticas públicas voltadas à Educação Inclusiva.  

O último ano prevê o monitoramento das políticas elaboradas no ano anterior e uma pesquisa sobre os impactos gerados pelas formações, além de dois cursos ead, disponibilizados na plataforma de formação do IRM

 
Outras parcerias 

Além do apoio das organizações já mencionadas para a realização desse projeto, o IRM conta com parceiros institucionais que apoiam as diversas iniciativas voltadas à educação inclusiva. São eles: Abadhs, AT&T, Cisco, Fundação Lemann, Fundação Grupo Volkswagen, Itaú Social, LATAM e Mattos Filho. Esse apoio é fundamental para a expansão de nossas ações por uma sociedade cada vez mais inclusiva, equitativa e igualitária. 


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