Na abertura do projeto “Alavancas pela educação inclusiva de qualidade”, os municípios se apresentaram por meio de sextilhas
As sextilhas são estruturas textuais formadas por uma estrofe de seis versos, na qual a segunda, a quarta e a sexta linhas devem rimar. E foi essa a proposta de apresentação trazida aos 10 municípios selecionados para a formação da primeira etapa do projeto “Alavancas para a educação inclusiva de qualidade”, iniciativa do Instituto Rodrigo Mendes (IRM), que conta com apoio do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Movimento Bem Maior, Instituto Ambikira e Machado Meyer.
Para promover a integração entre os participantes nas primeiras aulas da formação, os educadores participantes das cinco macrorregiões do Brasil tiveram que elaborar sextilhas apresentando suas escolas e localidades. O resultado de algumas delas estão disponíveis abaixo. Confira:
Região Norte
Maués – Amazonas
O projeto Alavancas
É o melhor aprendizado
A inclusão é acolhida
E será valorizada
Descobrir o potencial
Para uma escola preparada
Autor: Escola Municipal Maria Conceição Medeiros da Rocha
Óbidos – Pará
No território obidense
Tem uma escola muito legal
A Tenente Pedro Muniz
Sede do Polo Cipoal
Localizada às margens da PA 254
Na grande área rural
Autor: Escola Tenente Pedro Muniz
Região Nordeste
Campo Formoso – Bahia
Boa tarde cursistas
Viemos aqui nos apresentar
Uma escola de médio porte
Com vários projetos a ofertar
A comunidade campo-formosense
A escola CPM veio para revolucionar
Autor: Escola CPM
Gado Bravo – Paraíba
A escola Godofredo
Aqui presente está
Participando do projeto Alavancas
Para poder multiplicar
Na educação inclusiva
Nós vamos arrasar
Autor: Emef Godofredo Joosten
Irauçuba – Ceará
Incluir no mundo de hoje
Não é só socializar
Unindo famílias e escolas
E os objetivos alcançar
Porque educação de qualidade
Em Irauçuba vamos alcançar
Autores: Demy, Rina, Vanderli, Lídia e Mônica
Região Centro Oeste
Lucas do Rio Verde – Mato Grosso
A educação inclusiva
É difícil para caramba
Começa em casa com a família
E se expande feito samba
Alegra o coração do brasileiro
E nos deixa de perna bamba
Autores: Alenir, Simone, Mariclei e Lea
Região Sudeste
Cajatí – São Paulo
Uma nova escola
Uma nova visão
Pessoas que se importam
E valorizam o cidadão
Vivendo de portas abertas
Promovendo a inclusão
Autor: Emeb Capitão Braz
Patos de Minas – Minas Gerais
Na escola Norma Borges
A inclusão é uma prioridade
Todos são acolhidos com respeito
E tem o seu potencial valorizado de verdade
Na diversidade encontramos riqueza
E juntos aprendemos com amor e igualdade
Autor: Escola Norma Borges
Região Sul
Alvorada – Rio Grande do Sul
EMEF Aparício Borges
Escola pequena no tamanho
Mas grande em sua dedicação
Trabalhamos com empenho
Construindo com amor
Acolhendo com carinho
Os alunos da inclusão
Autor: EMEF Aparício Borges
Canguçu – Rio Grande do Sul
Nós da Geraldo Telesca
Trabalhamos com dedicação
Escola e comunidade
Apostamos na inclusão
Buscando a cada dia
Uma melhor educação
Autor: Escola Geraldo Telesca
Com três anos de duração, o projeto Alavancas teve seu edital lançado em setembro de 2022 e terá três anos de ações. Em 2024, será a vez de promover a formação de técnicos das secretarias municipais de educação para a elaboração de políticas públicas voltadas à Educação Inclusiva.
O último ano prevê o monitoramento das políticas elaboradas no ano anterior e uma pesquisa sobre os impactos gerados pelas formações, além de dois cursos ead, disponibilizados na plataforma de formação do IRM.
Outras parcerias
Além do apoio das organizações já mencionadas para a realização desse projeto, o IRM conta com parceiros institucionais que apoiam as diversas iniciativas voltadas à educação inclusiva. São eles: Abadhs, AT&T, Cisco, Fundação Lemann, Fundação Grupo Volkswagen, Itaú Social, LATAM e Mattos Filho. Esse apoio é fundamental para a expansão de nossas ações por uma sociedade cada vez mais inclusiva, equitativa e igualitária.
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