Os materiais, que serão lançados no portal DIVERSA, exploram recursos de acessibilidade e de tecnologia para possibilitar a aprendizagem de todos os estudantes
O portal DIVERSA lança três novos materiais pedagógicos acessíveis. A divulgação será feita a cada semana a partir de 15 de março. Cada um deles contará com apresentação articulada com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e com os atributos do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA), tutorial em texto para a replicação do material, além do relato de experiência dos educadores que idealizaram os MPAs. Os vídeos desses materiais também serão publicados, semanalmente, em nosso canal do Youtube, no Facebook e Instagram (pelo IGTV).
Esses materiais pedagógicos acessíveis exploram recursos de acessibilidade e de tecnologia para possibilitar a aprendizagem de todos os estudantes – com e sem deficiência. Eles têm, ainda, uma particularidade: foram idealizados e produzidos de forma remota.
Desde 2018, o Instituto Rodrigo Mendes realiza a formação Materiais Pedagógicos Acessíveis, com o objetivo de apoiar a relação entre ensino e aprendizagem de todos os estudantes na sala de aula comum. O projeto já envolveu diretamente 127 educadores de escolas públicas do estado de São Paulo e impactou 1376 estudantes.
A edição de 2020 do projeto contou com a co-realização do MudaLab, a parceria do Credit Suisse Hedging Griffo e do Instituto Península, e apoio da AT&T e Abadhs. Participaram dessa formação 35 educadores de três municípios paulistas –Nova Odessa, Peruíbe e Cruzeiro, Todos os encontros ocorreram remotamente por conta da pandemia da covid-19. Ainda assim, o processo formativo foi finalizado com sucesso e todos os grupos conseguiram desenvolver seus materiais pedagógicos acessíveis de forma colaborativa, ainda que a distância. Foram produzidos 11 MPAs.
Confira mais detalhes dos materiais pedagógicos acessíveis que serão divulgados semanalmente pelo DIVERSA e em nossas redes sociais:
Jogo da Memória
Material desenvolvido para minimizar barreiras de comunicação e promover o aprendizado em Libras e Língua Portuguesa de uma forma colaborativa, tanto para o período de atividades pedagógicas remotas como para o tempo de aulas presenciais. O jogo é composto por um painel em MDF, cartas plastificadas para as associações de figuras com os termos em português e os sinais em Libras, e um dado eletrônico. Para jogar, os estudantes devem acionar o dispositivo do dado e, considerando o símbolo que aparece, fazer a associação entre duas cartas do painel, além de seus respectivos sinais em Libras.
Corrida do Desafio
Material para incentivar o processo de escrita e leitura dos estudantes, por meio do uso de parlendas, canções, poemas e desafios reunidos em um jogo de tabuleiro com recursos de acessibilidade. O tabuleiro é inspirado em elementos presentes no entorno da unidade escolar, tem um farol de LED para marcação de tempo, áudios e um alfabeto móvel com imagens, braile e Libras. Para jogar, os estudantes devem acionar o dispositivo de áudio e ouvir as parlendas e canções. Depois, precisam montar a palavra solicitada para avançar casas no tabuleiro.
Meu Passeio Animal
Material desenvolvido para aumentar o interesse e o envolvimento dos estudantes aos conteúdos de Ciências, ampliando a comunicação oral e apropriação da escrita da Língua Portuguesa. O jogo de trilha é composto por um tabuleiro com sete obstáculos a serem percorridos até o habitat de cada animal, uma roleta, animais feitos de biscuit, caixa de áudio construída e programada com gravações referentes aos sons emitidos pelos animais, curiosidades e outros desafios referentes ao animal sorteado, e outros materiais de apoio – tais como fichas de respostas e alfabeto móvel. Para jogar, o estudante gira a roleta para sortear o caminho do animal doméstico ou silvestre. Depois, aciona o dispositivo da caixa de áudio e escuta o som do animal do grupo sorteado, tendo que descobrir qual é. Se acertar, pega a miniatura, que funciona como pião do jogo, e continua o percurso. Os jogadores avançam conforme cumprem as propostas reproduzidas em áudio, que podem ser curiosidades sobre os bichos e/ou tarefas, como escrever o nome do animal. O jogo termina quando o personagem/animal chega a seu habitat.