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Núcleo de Pesquisa e Tecnologias do IRM desenvolve estudo sobre “Tecnologias digitais aplicadas à Educação Inclusiva: Fortalecendo o Desenho Universal para Aprendizagem”. Confira síntese do primeiro capítulo

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A pesquisa é realizada em parceria com o Instituto Unibanco e tem como objetivo oferecer um retrato global e atual das tecnologias educacionais digitais que têm potencial para favorecer a inclusão escolar de todos os estudantes 

Instituto Rodrigo Mendes (IRM), por meio do Núcleo de Pesquisa e Tecnologias, está desenvolvendo um estudo intitulado “Tecnologias digitais aplicadas à Educação Inclusiva: Fortalecendo o Desenho Universal para Aprendizagem”. Essa pesquisa tem como objetivo apresentar um mapeamento global e recente das tecnologias educacionais digitais com potencial para contribuir com a inclusão escolar de todas e todos os estudantes nas escolas comuns. Ela é realizada em parceria com o Instituto Unibanco

Dentre outros pontos, o primeiro capítulo do estudo explica o que são recursos educacionais digitais, qual a sua importância para a prática da educação inclusiva, o modo que eles podem ser utilizados e como estão categorizados. Ademais, traz exemplos de ferramentais atuais, cuja concepção está fundamentada no Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA), e uma abordagem a respeito  de  educomunicação e sobre os recursos de Tecnologia Assistiva – os quais também facilitam a autonomia e a inclusão -.  

“A pesquisa traz evidências sobre a transformação digital, que há anos vem acontecendo nas escolas brasileiras. Na prática, existe uma necessidade urgente de consolidar formatos de aprendizagem inclusivos, que contemplem a diversidade humana, com o auxílio de novas tecnologias. O desafio da pesquisa é incentivar a construção de uma nova cultura tecnológica, na qual os recursos educacionais digitais são em um só tempo acessíveis e, também, um meio de proporcionar equidade na educação”, explica Gustavo Taniguti, pesquisador do Instituto Rodrigo Mendes. 

Uma menina e um menino, sentados no degrau de uma escada, olham para tela de um notebook, que está apoiado no colo da menina. Fim da descrição.

A parte inicial da pesquisa mostra também a bibliometria dos trabalhos no tema dos recursos educacionais digitais e de recursos de tecnologia assistiva, que evidencia o aumento do interesse acadêmico pelo assunto. Além disso, é apresentado um histórico da evolução dos recursos educacionais digitais em nível nacional e internacional nas últimas décadas. 

O estudo aponta que a necessidade do ensino a distância acentuou ainda mais a importância da tecnologia na educação para a continuidade da aprendizagem. Porém, reforça que os recursos educacionais digitais já estavam em crescimento nas salas de aula, paralelamente ao aumento dos trabalhos acadêmicos desenvolvidos sobre o tema. A pesquisa explica ainda que tais ferramentas ajudam não somente os estudantes, mas também, a gestão pedagógica das escolas, uma vez que elas são de uso abrangente, replicáveis e podem ser produzidas sem dependência externa.  

“O estudo é fundamental para a educação inclusiva principalmente no cenário político que está indo na contramão dos avanços e conquistas da agenda nas últimas décadas.  A inclusão é tão importante para o estudante com deficiência quanto para o estudante sem deficiência.  Os recursos digitais identificados no estudo  são  um  importante  caminho para promover a igualdade de aprendizagem e a valorização da diversidade”, segundo Ricardo Henriques, superintendente do Instituto Unibanco.  

O lançamento da pesquisa, “Tecnologias digitais aplicadas à Educação Inclusiva: Fortalecendo o Desenho Universal para Aprendizagem”, está previsto para o segundo semestre de 2021. Para saber mais detalhes sobre o primeiro capítulo desse estudo, acesse os artigos publicados no portal DIVERSA a respeito do assunto: 

Recursos Educacionais Digitais e Tecnologia Assistiva para inclusão 

Mapa de evidências: estudos sobre Recursos Educacionais Digitais no Brasil 


Instituto Rodrigo Mendes lança Núcleo de Pesquisa e Tecnologias 

IRM apresenta síntese da Pesquisa sobre protocolos para Educação Inclusiva durante a pandemia 

O Instituto Rodrigo Mendes realiza pesquisa sobre protocolos para educação inclusiva durante a pandemia