O projeto tem o objetivo geral de influenciar as políticas públicas de formação em educação inclusiva, visando a melhoria em sua qualidade
O projeto “Alavancas para a educação inclusiva de qualidade”, realizado pelo Instituto Rodrigo Mendes (IRM) com apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e do Movimento Bem Maior, tem como objetivo influenciar as políticas públicas de formação em educação inclusiva, visando a melhoria da qualidade da educação.
Realizado de 2023 a 2025 terá como principais ações a formação de educadores, gestores e técnicos de secretarias municipais de educação, a revisão ou elaboração de políticas de formação continuada e criação de dois cursos para serem disponibilizados na plataforma digital de formação do IRM.
As ações serão desenvolvidas em parceria com dez secretarias municipais de educação, abrangendo as cinco macrorregiões do Brasil selecionadas a partir do cumprimento de critérios descritos no edital de seleção.
Os municípios selecionados foram:
Norte
Maués (AM)
Óbidos (PA)
Nordeste
Campo Formoso (BA)
Gado Bravo (PB)
Irauçuba (CE)
Centro-Oeste
Lucas do Rio Verde (MT)
Sudeste
Cajati (SP)
Pato de Minas (MG)
Sul
Alvorada (RS)
Canguçu (RS)
Parcerias
Além das organizações já mencionadas para a realização desse projeto, o IRM conta com parceiros institucionais que apoiam as diversas iniciativas voltadas à educação inclusiva. São eles: Abadhs, AT&T, Cisco, Fundação Lemann, Fundação Grupo Volkswagen, Itaú Social, LATAM e Mattos Filho.