A formação “Portas Abertas para a Inclusão: Educação Física Inclusiva” ficará disponível na plataforma do Impulsiona, que tem como objetivo aumentar a diversidade de atividades físicas nas escolas.
O Instituto Rodrigo Mendes (IRM), o Impulsiona e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), com o apoio da B3 Social, firmaram parceria para lançar o curso “Portas Abertas para a Inclusão: Educação Física Inclusiva”. A apresentação da formação em uma nova plataforma ocorrerá nesta quarta, dia 28/02, às 19h30, durante um webinário com Rodrigo Hübner Mendes, Mônica Pinto, Leonardo Coelho e Tatiana Zylberberg.
A formação possui carga horária de 50 horas, é online, gratuita e totalmente autoinstrucional. Nela, os cursistas têm acesso aos principais conceitos teóricos da educação inclusiva, além de conhecer exemplos e práticas de como usar a atividade física como ferramenta de inclusão.
O “Portas Abertas para a Inclusão” foi lançado pelo IRM em 2012 e, desde então, já impactou mais de 90 mil estudantes. “Estamos muito felizes em compartilhar essa formação com o Impulsiona. Espero que possamos ajudar os professores a levarem mais esporte e inclusão para as crianças e adolescentes”, afirma Rodrigo Hübner Mendes, superintendente do IRM.
A plataforma do Impulsiona tem o objetivo de estimular o uso do esporte como ferramenta educacional no desenvolvimento integral dos alunos. O programa é fruto de um Acordo de Cooperação Técnica entre o Instituto Península e o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos da Rio 2016.
As formações continuadas do Impulsiona já atingiram mais de 275 mil educadores, segundo dados do programa. “Nós defendemos o fortalecimento da Educação Física nas escolas brasileiras, pois acreditamos que o esporte é capaz, por exemplo, de contribuir para o desempenho acadêmico, a redução da evasão escolar e a inclusão de alunos com deficiência”, ressalta Daniela Kimi, diretora do Impulsiona.
Para Mônica Pinto, chefe de Educação do UNICEF Brasil, esse curso é uma forma de colaborar para que as escolas desenvolvam estratégias pedagógicas que ofereçam atividade física para os alunos com deficiência.
Assista ao webinário de lançamento do curso
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