Notícias

Relembre a série de webinários sobre educação física inclusiva

Compartilhe nas redes sociais:

Experiências reais de inclusão fomentaram reflexões sobre os benefícios da educação física para todas as pessoas 

O Instituto Rodrigo Mendes (IRM) realizou uma série de três webinários para dialogar sobre educação física inclusiva e sua importância para a vida de todas as pessoas. O primeiro tema abordado, “Como não deixar ninguém para trás nas aulas de educação física?”, contou com a participação de: Ana Beatriz Moser, ex-atleta, fundadora e presidente do Instituto Esporte & Educação; Fernanda Pedrosa de Paula, professora de educação física da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte (MG); e Rodrigo Hübner Mendes, CEO e fundador do IRM. Os convidados conversaram sobre possibilidades para elaboração de aulas de educação física inclusiva, nas quais estudantes – com e sem deficiência – possam participar e se desenvolver conjuntamente, considerando as especificidades de cada um.  

Ana Moser falou sobre as ações desenvolvidas no Instituto Esporte & Educação para a inclusão de todas e todos nas atividades físicas e como esse trabalho é realizado. Também comentou a respeito da relevância da diversidade no esporte e como a pandemia da covid-19 afetou as crianças e os adolescentes. 

Ana Paula e Rodrigo lembraram práticas exitosas de educação física inclusiva, envolvendo estudantes com e sem deficiência. Ana Paula reforçou a importância da formação continuada de docentes para o planejamento e a realização dessas atividades. E ainda explicou os benefícios que as aulas de educação física proporcionam para todos os estudantes. Assista ao vídeo. 

O segundo webinário abordou os “Caminhos para garantia do pleno direito à participação das pessoas com deficiência na sociedade, por meio da educação e do esporte”.  Para refletir sobre o assunto, foram convidados: Nelson Leoni, ex-atleta paralímpico e especialista em comunicação digital; Regina Mercurio, professora de educação física e formadora do Instituto Rodrigo Mendes em educação inclusiva; e William Truppel, jornalista e integrante da equipe de comunicação do IRM (que substituiu Gabriel Araújo por conta de um imprevisto com o nadador paralímpico). 

Leoni contou a sua trajetória profissional, o começo da carreira como atleta, a importância do esporte na sua vida e como se tornou um especialista em comunicação digital. Além disso, destacou os benefícios da educação inclusiva para toda a comunidade escolar e como a comunicação digital pode contribuir para a efetivação de uma sociedade mais inclusiva. Regina explicou de que maneira a educação inclusiva colabora para tornar os espaços mais acessíveis, onde toda a população possa estar presente, independentemente das singularidades de cada pessoa. Falou também a respeito da sua experiência no tema como professora de educação física e como mediadora das formações do IRM. Por fim, William, diagnosticado com paralisia cerebral após parto prematuro, rememorou sua trajetória na escola comum e como ela contribuiu para o seu desenvolvimento pessoal e profissional. Assista ao vídeo

O foco do último webinário da série sobre educação física inclusiva foi “A importância da cultura corporal para uma educação física inclusiva”. Celso Luiz Mastrascusa, mestre e doutor em educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e que, dentre outras experiências, lecionou por 21 anos no Centro Universitário Metodista do IPA – tendo ministrado aulas nas disciplinas de Fonoaudiologia, Nutrição, Fisioterapia e Educação Física -, falou da relevância da psicomotricidade para a inclusão de todas e todos nas atividades físicas. 

Já Tatiana Zylberberg, licenciada, bacharel, mestre e doutora em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), que atua no ensino superior há 21 anos e, atualmente, faz parte do corpo docente da Universidade Federal do Ceará (UFC), destacou a arte, o movimento e a sensibilidade como elementos fundamentais para a participação de todos os estudantes.  

A mediação ficou a cargo de Luiz Conceição, coordenador do IRM com ampla experiência em educação inclusiva. Assista ao vídeo

Projeto Rexona Quebrando Barreiras  

O “Projeto Rexona Quebrando Barreiras”, idealizado pela Rexona e apoiado pelo Beyond Sport, é uma série de treinamento digital direcionada para líderes comunitários, professores, mentores e treinadores quebrarem barreiras, utilizando as ferramentas e técnicas disponíveis através da série de treinamento digital para ministrarem as suas aulas e práticas de incentivo ao esporte.  

Destacamos, principalmente, dois módulos: o 8 e o 9. O módulo 8 foi desenvolvido com organizações brasileiras. Já o módulo 9 aborda a inclusão de pessoas com deficiência. Conheça mais e participe desse projeto!   

Responda as “pesquisas pós-módulos” mencionando o Instituto Rodrigo Mendes em organização. 


UNICEF e IRM produzem websérie “Educação inclusiva na promoção de Trajetórias de Sucesso Escolar” 

Curso Portas abertas para a inclusão, educação física inclusiva EAD, completa três anos

Confira como foi o segundo ciclo da série Educação inclusiva durante a pandemia

Confira a série de webinários, Educação inclusiva durante a pandemia, promovida pelo Instituto Rodrigo Mendes e pelo DIVERSA