Notícias

Confira como foi o segundo ciclo da série Educação inclusiva durante a pandemia

Compartilhe nas redes sociais:

Websérie, promovida pelo IRM e pelo DIVERSA, buscou dialogar sobre o ensino-aprendizagem durante o período de isolamento social e a fase de reabertura das escolas 

Diante da pandemia da covid-19, o Instituto Rodrigo Mendes (IRM)  e o DIVERSA  realizaram a websérie “Educação inclusiva durante a pandemia”. Após o primeiro ciclo, que ocorreu durante o mês de junho e focou principalmente em estratégias pedagógicas na busca por equidade no ensino a distância com o fechamento das escolas, o novo ciclo realizado entre agosto e novembro continuou dialogando sobre a educação para todas e todos no período remoto, mas deu ênfase a reflexão dos desafios do ensino híbrido sob a perspectiva de volta gradual às aulas presenciais.    

Participaram dos webinários educadores, gestores públicos, especialistas na área da educação, estudantes, além do público que assistiu às transmissões ao vivo e enviou perguntas e comentários por meio do chat. Todos os webinários podem ser assistidos pelo nosso canal do Youtube e contaram com recursos de acessibilidade, como Libras, legendas em tempo real e audiodescrição. 

Em fundo gradiente do laranja ao vermelho, textos: “webinários". "Educação inclusiva durante a pandemia". "Fique por dentro de como foi a série de webinários". Link: “Youtube.com/InstRodrigoMendes”, símbolos de Libras e audiodescrição e texto “Legendas em tempo real”. Logotipos do IRM e do DIVERSA. Fim da descrição.

O webinário de estreia do segundo ciclo foi sobre “Acessibilidade informacional durante a pandemia”. Foram abordados temas de tecnologias assistivas para assegurar o direito de acesso à informação de qualidade a todas e todos, destacando as ações da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência de São Paulo (SMPED, SP)e da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEDUC, SP) nesse sentido. 

Na sequência dos webinários, conversamos a respeito da “Intencionalidade pedagógica do trabalho remoto e suas ferramentas”. O objetivo foi refletir acerca das possibilidades de utilização de recursos pedagógicos acessíveis e tecnologias assistivas no ensino remoto e híbrido após a reabertura das escolas. Serviram como referências para o desenvolvimento do tema as iniciativas do Canal Educação da Secretaria da Educação do Estado do Piauí (SEDUC, PI) e do Itaú Social

  

Nos dois últimos debates do segundo ciclo da websérie “Educação inclusiva durante a pandemia”, dialogamos, respectivamente, sobre as “Consequências da pandemia na profissão de educador” e as “Consequências da pandemia na vida de estudantes e suas famílias”. O primeiro trouxe aspectos profissionais, psicológicos e emocionais e os efeitos dessas transformações na rotina do educador em tempos de pandemia, baseando-se na pesquisa “Sentimento e percepção dos professores brasileiros nos diferentes estágios de coronavírus”, desenvolvida pelo Instituto Península, e nas experiências do professor André Cyrino, da Rede de Educação Estadual do Ceará.  

Enquanto o webinário de encerramento da série apresentou o depoimento de uma estudante contando sobre sua aprendizagem na EMEF Desembargador Amorim Lima antes do fechamento das escolas e durante o período remoto, além de destacar as ações feitas pelo UNICEF Brasil para minimizar os impactos da pandemia da covid-19 (especialmente os relacionados à educação) às crianças e aos adolescentes.

 


Confira também relato de experiência do professor André Cyrino, que criou blog para aulas de educação física no ensino remoto