Entre os meses de março e junho os cursistas do projeto “Alavancas” participaram de formação com especialistas para aprofundar os conhecimentos em gestão pública na perspectiva inclusiva
Em 2024, o foco do projeto “Alavancas para a educação inclusiva de qualidade” é a formação de gestores, técnicos de secretarias e de outros órgãos municipais e apoiá-los na revisão ou elaboração de políticas públicas de Educação Especial em seus municípios. Para colocar em prática os conceitos a que estão sendo apresentados, os cursistas assistiram a aulas de especialistas com experiência em diferentes etapas da gestão pública no primeiro semestre.
Este ano, a formação conta com cerca de 170 cursistas. Entre os meses de março e junho, as videoaulas síncronas foram transmitidas a partir de um estúdio em São Paulo para os 10 municípios participantes do Alavancas: Maués (AM), Óbidos (PA), Campo Formoso (BA), Gado Bravo (PB), Irauçuba (CE), Lucas do Rio Verde (MT), Cajati (SP), Patos de Minas (MG), Alvorada (RS) e Canguçu (RS).
Entre os temas abordados pelos professores convidados, vale destacar a Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva, política de educação, planejamento para elaboração da política municipal, financiamento da Educação Especial, serviços de apoio à Educação Especial e os programas e planos de políticas públicas.
“O nosso objetivo é que os cursistas coloquem a mão na massa, ou seja, criem e implementem uma política pública em seus municípios. Para inspirá-los, convidamos profissionais com muita experiência em temas bem específicos, como financiamento e gestão, por exemplo”, explica Katia Cibas, coordenadora de formação do Instituto Rodrigo Mendes (IRM).
No total, a formação terá 120 horas. No segundo semestre, em paralelo à elaboração do projeto, os cursistas assistirão aulas sobre intersetorialidade nas políticas públicas, formação continuada, gestão inclusiva, democrática e participativa, e também monitoramento e avaliação de políticas de educação.
Sobre o Alavancas
O Alavancas é uma iniciativa do IRM, em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o Movimento Bem Maior, o Instituto Ambikira e o Instituto Machado Meyer. Por meio de edital foram selecionados dez municípios das cinco macrorregiões do Brasil.
No primeiro ano do programa, o IRM promoveu a formação de 394 cursistas, entre educadores, gestores e técnicos de secretarias, o que resultou na criação de 102 projetos inclusivos que atendessem a comunidade escolar. Entre 2024 e 2025, o projeto vai formar técnicos de secretarias, apoiar a revisão ou a elaboração de políticas públicas de Educação Especial e, por fim, prevê a criação de dois cursos EAD que serão disponibilizados na plataforma de formação do IRM.
Além do apoio das organizações já mencionadas para a realização do projeto Alavancas, o IRM conta com parceiros institucionais que apoiam as diversas iniciativas voltadas à educação inclusiva. São eles: AT&T, Cisco, Fundação Grupo Volkswagen, Fundação Lemann, Instituto Devive, Itaú Social, LATAM e Mattos Filho. Esse apoio é fundamental para a expansão das ações do Instituto por uma sociedade cada vez mais inclusiva, equitativa e igualitária.
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