Notícias

Segundo ano do Alavancas foca em políticas públicas

Compartilhe nas redes sociais:

Encontro em São Paulo com representantes dos dez municípios participantes do projeto marca o início das atividades de 2024, que terá como foco a formação em políticas públicas de Educação Especial

Durante os dias 13 e 14 de março, o Instituto Rodrigo Mendes (IRM) promoveu um encontro em São Paulo com representantes dos 10 municípios, das cinco macrorregiões do Brasil, que participam do projeto “Alavancas para a educação inclusiva de qualidade”. O evento marcou o início do segundo ano do programa que, em 2024, trabalhará a formação de gestores, técnicos das secretarias de educação e de outros órgãos municipais, tendo como foco a revisão ou a elaboração de políticas públicas de Educação Especial.

O objetivo do encontro foi apresentar a estrutura da formação aos facilitadores e interlocutores, que atuarão como multiplicadores do projeto em seus respectivos municípios. Ao longo dos próximos meses os cursistas participarão de 12 aulas semipresenciais, com total de 120 horas. Entre os temas que serão abordados na formação estão: Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva; política de educação; planejamento para elaboração da política municipal; financiamento da Educação Especial; programas e planos de políticas públicas; serviços de apoio à Educação Especial; intersetorialidade; gestão inclusiva, democrática e participativa; formação continuada; monitoramento e avaliação de políticas de educação.​

Durante o curso, os participantes deverão elaborar ou revisar uma política pública municipal voltada para ampliar a inclusão na Educação Especial, levando em consideração as especificidades de suas localidades. As propostas deverão ser implementadas em 2025.

Card laranja meado com fotografia de 36 pessoas diversas, entre homens e mulheres de diferentes idades e raças que sorriem para a foto. A maioria veste camiseta azul com a identidade visual do Alavancas. Texto na cor branca: “Em 2024, o projeto “Alavancas para a educação inclusiva” terá formação com foco em políticas públicas de Educação Especial. Acesse: rm.org.br/segundo-ano-alavancas-foca-em-politicas-publicas". Logo do IRM e do Alavancas na cor branca e na base do card. Fim da descrição.
Representantes dos dez municípios se reúnem de evento em São Paulo

A intersetorialidade é um conceito que deverá permear a formação deste ano, uma vez que diz respeito a estratégias de gestão baseadas na articulação de diferentes áreas que compõem a administração pública. “Para a promoção da inclusão na educação é importante que os demais setores como saúde, assistência social, transporte, dentre outros, atuem integrados desde o planejamento até a implementação das políticas públicas”, pontuou Deigles Amaro, da equipe de Gestão Educacional do IRM.

“É incrível estar numa sala com representantes das cinco regiões do Brasil, buscando soluções conjuntas e individualizadas para cada munícipio, sempre com o objetivo de potencializar a educação inclusiva”, disse Augusto Galery, gerente de Gestão Educacional do IRM, na abertura do primeiro dia do evento.

“O Alavancas tem colaborado para ampliar os horizontes em termos de estruturação e organização da educação inclusiva no nosso município, sempre para além da perspectiva educacional. A formação de 2024 veio para mostrar como é possível a regulamentação e a regularização da educação inclusiva. Nós percebemos que há possibilidades quando conseguimos acolher e compreender o que é a temática. Sempre vão existir desafios, mas nosso papel é criar estratégias e avançar”, afirmou Adriana Sousa, coordenadora do núcleo de apoio à inclusão da Secretaria Municipal de Educação de Patos de Minas.

“O projeto Alavancas é muito importante porque trata da educação inclusiva, um setor que precisa de atenção e desenvolvimento”, declarou Juliana Cypriano, gerente do Departamento de Inclusão Produtiva e Educação (DIPRO) da Área de Desenvolvimento Social e Gestão Pública (AS) do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

“O Instituto Machado Meyer entende a importância da Educação como ferramenta de transformação social. Para que essa mudança aconteça, o Instituto apoia projetos que atuem nas diversas frentes da Educação e se complementem em suas fundamentalidades. Sendo assim, é de extrema importância apoiar um projeto como o Alavancas, que trabalha a educação inclusiva de forma profunda e transformadora”, afirma Helena Rabethge, gerente de Responsabilidade Social Corporativa do Machado Meyer Advogados e do Instituto Machado Meyer.

Sobre o Alavancas

O Alavancas é uma iniciativa do Instituto Rodrigo Mendes, em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o Movimento Bem Maior, o Instituto Ambikira e o Instituto Machado Meyer. Por meio de edital foram selecionados dez municípios das cinco macrorregiões do Brasil: Maués (AM), Óbidos (PA), Campo Formoso (BA), Gado Bravo (PB), Irauçuba (CE), Lucas do Rio Verde (MT), Cajati (SP), Patos de Minas (MG), Alvorada (RS) e Canguçu (RS).

No primeiro ano do programa, o IRM promoveu a formação de 394 cursistas, entre educadores, gestores e técnicos de secretarias, o que resultou na criação de 102 projetos inclusivos que atendessem a comunidade escolar. Entre 2024 e 2025, o projeto vai formar técnicos de secretarias, apoiar a revisão ou a elaboração de políticas públicas de Educação Especial e, por fim, prevê a criação de dois cursos EAD que serão disponibilizados na plataforma de formação do IRM.

Além do apoio das organizações já mencionadas para a realização do projeto Alavancas, o IRM conta com parceiros institucionais que apoiam as diversas iniciativas voltadas à educação inclusiva. São eles: AT&TCisco, Fundação Grupo Volkswagen, Fundação Lemann, Instituto Devive, Itaú SocialLATAM e Mattos Filho. Esse apoio é fundamental para a expansão das ações do Instituto por uma sociedade cada vez mais inclusiva, equitativa e igualitária.


Leia também:

Pesquisa vai analisar impacto do Alavancas em municípios participantes

Projeto Alavancas inspira expansão de iniciativas inclusivas

“Alavancas para a educação inclusiva de qualidade” finaliza primeira etapa