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Com participação e parceria do IRM, SIEI termina mais uma edição de sucesso

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Tematizando a educação integral, a 5ª edição contou com diversas mesas de debate e oficinas sobre seus diferentes caminhos, apresentados pela contemporaneidade e pela situação do país

Terminou hoje (25), a 5ª edição do Seminário Internacional de Educação Integral (SIEI) no Brasil, que aconteceu entre os dias 24 e 25 de setembro, em São Paulo. O evento, que teve como tema “Educação Integral: Múltiplos contextos, diferentes caminhos”, contou com uma mesa de debate mediada pelo superintendente do Instituto Rodrigo Mendes (IRM), Rodrigo Hübner Mendes, que discutiu os desafios da sociedade atual e o papel da educação no Brasil, com a atriz e escritora Elisa Lucinda e com a jornalista Flávia Oliveira. O SIEI é promovido pela Fundação SM em parceria com o IRM, Canal Futura, CENPEC, Centro de Referências em Educação Integral, CIEDS, Instituto Alana, Instituto Tomie Ohtake, Sesc e SM Educação. Assista ao evento pelo site do SIEI.

Créditos: Acervo do IRM

O foco do primeiro dia (24) foram as mesas de debate, que trataram de temas importantes como o direito à educação no Brasil e as perspectivas para a educação integral e seu currículo. Abrindo o dia, antes da mesa mediada por Rodrigo, o grupo Slam do Corpo apresentou performances poéticas bilíngues. Já à tarde, Keit Cristina Lira, educadora que participou da formação do IRM Materiais Pedagógicos Acessíveis (MPA), integrou a mesa sobre currículo escolar. Keit atua no Centro de Formação e Acompanhamento à Inclusão (CEFAI) na Diretoria Regional de Educação (DRE) de Itaquera, em São Paulo. E, fechando a noite, Bernardo Toro, diretor da Fundación AVINA (Colômbia) e membro do Conselho Internacional do Instituto Ethos, palestrou sobre o “Paradigma do Cuidado” e o papel da educação para o fortalecimento da democracia.

O dia seguinte (25) foi dedicado as oficinas sobre educação integral; currículo escolar; território educativo; educação e mobilidade; infâncias pelas lentes do cinema; o que a cidade pode aprender com a escola e vice-versa; e materiais pedagógicos acessíveis. Esse último foi o tema da oficina ministrada pelo IRM, no FabLab Galeria Olido. As participantes e os participantes mergulharam na cultura maker, experimentando os equipamentos disponíveis no espaço e debatendo sobre desenho universal para a aprendizagem. A educadora Yara Aparecida dos Santos, que atua como PAEE (Professor de Atendimento Educacional Especializado) na EMEF Dr. João Naoki Sumita, concluiu o MPA e esteve presente, para colaborar com a atividade e com as discussões.

Para Alexandre Moreira, da área de gerência de programas do IRM, a oficina foi uma experiência muito rica para os educadores e as educadoras participantes. “Foi superinteressante, porque uma professora que participou do MPA [Yara] esteve lá para apresentar o material sobre território que sua escola desenvolveu durante a formação, o que está diretamente ligado ao tema do SIEI, que é educação integral”. Ele completa contando que Yara dividiu com o grupo sua experiência de construir o mapa do território, material idealizado e escolhido pela escola para a fabricação, a fim de ensinar não apenas estudantes só com deficiência, mas todos e todas.