Aberto para secretarias municipais de educação de todo o Brasil, o projeto “Conhecimento sem Barreiras: Educação Inclusiva” vai selecionar 15 municípios para participar de uma formação digital mediada. As inscrições encerram no 24 de abril.
O Instituto Chamex, em parceria com o Instituto Rodrigo Mendes (IRM), anuncia a abertura de edital para o projeto “Conhecimento sem Barreiras: Educação Inclusiva”. As inscrições deverão ser realizadas por representantes das secretarias municipais de educação por meio de preenchimento do formulário online, até o dia 24 de abril.
A iniciativa é uma formação digital mediada com carga horária de 40 horas. Ela será disponibilizada, gratuitamente, para redes de ensino de 15 municípios brasileiros selecionados, sem limite de participantes por cidade. O seu objetivo é dar subsídios para que professores da Educação Infantil e/ou Ensino Fundamental, professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE), gestores escolares e técnicos de secretarias municipais de educação promovam a inclusão.
O curso será realizado na plataforma de formação do IRM entre 2 de maio e 6 de junho, e suas aulas abordarão temas como: histórico da legislação da educação inclusiva, acessibilidade, práticas pedagógicas inclusivas e elaboração de projetos de intervenção local.
“Alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a formação incentiva os educadores a desenvolverem projetos de intervenção local e a reimaginar suas práticas. Essa iniciativa reforça o compromisso do Instituto Chamex em promover o acesso à educação para todos”, afirma Mariana Claudio, gerente executiva do Instituto Chamex.
Segundo Katia Cibas, coordenadora de Formação do IRM, a proposta do curso é instigar educadores, coordenadores e gestores escolares a refletirem sobre as atividades propostas no ambiente escolar. “Durante as atividades com estudantes, é preciso observar: estão todos envolvidos? Quais são as barreiras que impedem a plena participação de alguma criança ou jovem? O que preciso fazer para promover a autonomia e participação de todos?”, explica.
A formação é gratuita, on-line e autoinstrucional. Todos os concluintes receberão atestado de participação. O curso terá os seguintes recursos de acessibilidade: Língua Brasileira de Sinais (Libras), legendas em português e audiodescrição. Para mais informações, leia o edital na íntegra.
Objetivos da formação
Compreender o conceito social de pessoa com deficiência e a necessidade da eliminação de barreiras para que todas as pessoas tenham oportunidade de participar efetivamente da sociedade;
Identificar estratégias, como a articulação interdisciplinar, para o desenvolvimento de redes de construção coletiva de conhecimento;
Contribuir para a revisão dos projetos político-pedagógicos de sua escola, contemplando diretrizes relacionadas a direitos humanos, democracia e inclusão;
Fomentar o desenvolvimento de parcerias locais que colaborem para a continuidade e evolução do processo de inclusão escolar.
Anote:
Projeto “Conhecimento sem Barreiras: Educação Inclusiva”
Edital: https://drive.google.com/file/d/1x0bmEz73QCfD3KSyvHkeXJCNZ-32Sq1b/view
Prazo de inscrição: até 24 de abril de 2024
Formulário de inscrição: https://forms.gle/HTEiJ3cj2jhgxxLJA
Início da formação: maio de 2024
Leia também:
Pesquisa vai analisar impacto do Alavancas em municípios participantes
Projeto Alavancas inspira expansão de iniciativas inclusivas
“Alavancas para a educação inclusiva de qualidade” finaliza primeira etapa