O documento traz todas as ações desenvolvidas ao longo de 2022 em formação de educadores, produção de conhecimento e advocacy
O Instituto Rodrigo Mendes lança o seu Relatório Anual 2022, com todas as ações desenvolvidas ao longo do ano passado. A publicação está disponível para download no nosso site.
Mesmo diante das incertezas e embates em virtude das eleições presidenciais, o IRM pôde dar continuidade às suas prioridades previstas no planejamento estratégico, além da expansão das atividades.
Em produção de conhecimento, tivemos o lançamento da nova versão do DIVERSA, nosso portal de referências em educação inclusiva. Além de um desenho mais moderno, a plataforma agora conta com o Painel de Indicadores da Educação Especial, construído em parceria com o Instituto Unibanco, com dados oficiais Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) sobre o contexto da educação de estudantes com deficiência a níveis municipal, estadual e federal.
Já na área de formação, realizamos mais uma edição do curso Materiais pedagógicos acessíveis, aberta a municípios das cinco regiões brasileiras e os quais fizeram parte: Águas Lindas de Goiás (GO), Ariquemes (RO), Candeias (BA), Quixeramobim (CE) e Rio Claro (SP). Além disso, iniciamos o projeto Alavancas para a educação inclusiva de qualidade, financiado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Movimento Bem Maior e Instituto Ambikira. A iniciativa tem duração de três anos e oferece formação continuada para educadores e gestores de todo o Brasil, dando suporte à criação de políticas públicas inclusivas nos municípios participantes.
O ano de 2022 também teve forte atuação na área de advocacy, com o protagonismo no trabalho de garantir que a educação inclusiva fosse pauta na agenda de todos os candidatos que concorreram às eleições estaduais e à disputa federal. Em destaque, há o trabalho desenvolvido com o Todos pela Educação (TPE) na elaboração de um caderno de recomendações sobre políticas públicas de educação inclusiva, voltado aos gestores responsáveis pela tomada de decisões referentes à educação de crianças e adolescentes com deficiência. O trabalho em rede também foi crucial, promovido pela Coalizão Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência e pela Rede Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Rede-In).
Além disso, o documento também traz links de referência sobre a nossa atuação ao longo desses 29 anos, assim como os reconhecimentos. Em 2022, o Instituto foi premiado como uma das 100 melhores ONGs do Brasil.
Acesse o Relatório Anual 2022 na íntegra e saiba mais sobre nossa atuação.
Projeto Alavancas promove primeiro encontro presencial em São Paulo
Conheça os materiais pedagógicos acessíveis desenvolvidos em 2022