Pelo segundo ano consecutivo, IRM está ao lado de instituições do terceiro setor reconhecidas pela excelência em gestão, planejamento e transparência.
Em 2023 o Instituto Rodrigo Mendes (IRM) integra novamente a lista com as cem Melhores ONGs do país, assim como aconteceu no ano anterior. O prêmio parte de uma criteriosa avaliação que reconhece as instituições do terceiro setor que mais se destacam pela excelência em gestão, governança, sustentabilidade financeira e transparência. A iniciativa é realizada pelo Instituto O Mundo Que Queremos (IOMQQ) e pelo Instituto Doar, com o patrocínio da Ambev VOA e apoio do Instituto Humanize, Prosas e Toyota do Brasil. O anúncio foi feito na última semana de outubro e a cerimônia para entrega da premiação deve ocorrer em dezembro, em São Paulo.
“Esse reconhecimento só foi possível graças ao trabalho de uma equipe comprometida e da parceria com instituições que acreditam que a educação inclusiva é fundamental para a construção de uma sociedade mais inclusiva, equitativa e igualitária”, afirma Rodrigo Hübner Mendes, Superintendente do IRM.
Este ano, a seleção teve três etapas. Na primeira, as organizações responderam questões objetivas e enviaram informações como nome e porte. Na segunda fase, responderam questões específicas sobre a atuação. Por fim, na terceira etapa as organizações enviaram documentos para demonstrar a sistematização de boas práticas de gestão e transparência.
“Quando criamos o Melhores ONGs, nosso objetivo era incentivar a cultura de doação no Brasil. Com o passar dos anos, virou algo maior que isso. Hoje, já temos a certeza de que estar na lista das melhores pode mudar a história de uma organização”, afirma Cássia Christe, diretora do IOMQQ. “O Melhores ONGs reconhece as organizações empenhadas em fazer o bem de todas as formas, para todos os públicos, em todas as causas. Quando você ouve a palavra ‘ONG’, já entende que tem ali um grupo de pessoas que criou alguma associação sem fins lucrativos para o bem comum. Isso é a beleza da sociedade trabalhando para resolver os problemas”, completa Alexandre Mansur, diretor de projetos do IOMQQ.
Em dezembro, o Melhores ONGs deve realizar um evento para anunciar os destaques nas categorias especiais (educação, meio ambiente, cultura, saúde, entre outras). Além das cem instituições do terceiro setor que mais se destacaram em 2023, a solenidade vai reconhecer as melhores organizações por estado, as dez entidades de pequeno porte e a melhor entre todas ONGs do país.
Para conferir a relação com as 100 melhores ONGs do Brasil em 2023, basta acessar o site oficial da premiação.
Sobre o Prêmio Melhores ONGs
Desde 2017, o Prêmio Melhores ONGs reconhece o trabalho fundamental prestado pelas instituições não-governamentais no Brasil e também funciona como um farol para orientar doadores e voluntários, auxiliando a sua tomada de decisão sobre em qual entidade destinar o seu apoio financeiro e suas horas de voluntariado. Além disso, incentiva boas práticas, contribuindo também para a melhoria na gestão de todas as participantes, incluindo as que não são premiadas, que também recebem um feedback detalhado da avaliação.
Leia também:
IRM está entre as 100 melhores ONGs do Brasil
Portal DIVERSA recebe Selo de Direitos Humanos e Diversidade
BrazilFoundation homenageia Rodrigo Mendes e lança campanha de doação