Histórico

1994
O Instituto Rodrigo Mendes (IRM) foi fundado na cidade de São Paulo com o objetivo de oferecer a pessoas com deficiência oportunidades de desenvolvimento por meio da arte. Seu idealizador, Rodrigo Hübner Mendes, começou a pintar quando tinha 19 anos, logo após ter sofrido um acidente. Essa experiência foi de tal importância para o processo de reconstrução de sua autonomia que decidiu fundar o Instituto, inicialmente concebido como uma escola de artes.

1996
Após ter tomado conhecimento da filosofia de inclusão social, adotada pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Conselho do IRM decidiu mudar o posicionamento da instituição, transformando-a numa escola aberta a todas as pessoas interessadas por artes, independentemente de suas origens sociais, culturais ou de suas características físicas, intelectuais e sensoriais.

2005
O IRM inaugurou uma nova etapa da sua história. Visando colaborar para que a rede pública de ensino brasileira fosse capaz de atender alunos com algum tipo de deficiência na sala de aula regular, o Instituto desenvolveu o Programa Plural. Suas primeiras edições tinham como foco a formação continuada sobre educação inclusiva por meio da experiência em artes visuais.

Nesse mesmo período, ao se aproximar da realidade das escolas públicas brasileiras por meio do programa PLURAL, o Instituto percebeu que os educadores já dispunham de interessantes experiências de educação inclusiva. A direção do IRM, então, vislumbrou a criação de um portal na Internet destinado à troca de experiências e à construção de conhecimento, a partir das práticas das próprias escolas.

2007
O Instituto inaugurou um Centro de estudos voltado à produção de conhecimento sobre educação inclusiva. Seu foco tem sido o desenvolvimento de estudos de caso e documentários sobre experiências exemplares de escolas inclusivas em todo o mundo. Além disso, o centro de estudos oferece consultoria, produz publicações e promove eventos e seminários. Merecem destaque a publicação do livro “Artes Visuais na Educação Inclusiva”, a realização de palestras no Museu Metropolitan (Nova Iorque) e na Universidade de Harvard (Cambridge) e o apoio técnico ao Governo de Angola.

2009
A ideia de criar um portal na internet começou a se transformar em realidade durante um seminário realizado em Cambridge, pela Escola de Educação de Harvard, do qual o fundador do IRM, Rodrigo Hübner Mendes, participou como conferencista. Nessa ocasião, foram identificados os primeiros parceiros do projeto e iniciou-se o desenho conceitual e estratégico da iniciativa, posteriormente batizada de DIVERSA.

2010
O IRM começou uma parceria com o Ministério da Educação (MEC), resultando no lançamento do projeto DIVERSA. Sua finalidade é disponibilizar os conteúdos desenvolvidos pela equipe de pesquisa do Instituto e apoiar educadores, gestores de escolas, secretarias de educação e especialistas que se sentem desafiados a incluir pessoas com deficiência na escola comum. A plataforma DIVERSA permite também a interação e a troca de experiências entre seus usuários. Esse projeto marcou uma mudança estratégica do IRM ao colocar a educação pública como foco principal de suas ações, lugar até então ocupado pela arte.

2012
A parceria com o Ministério da Educação foi ampliada por meio da criação do projeto Gestão Pública, observatório hospedado na plataforma DIVERSA, que tinha como objetivo monitorar o cumprimento de compromissos públicos em relação à educação inclusiva assumidos por secretarias de educação. Essa iniciativa contemplou 54 municípios de 18 estados brasileiros, estimulando um processo de controle social que ultrapassa os limites destas regiões.

Nesse mesmo ano, teve início o primeiro curso semipresencial do IRM, desenvolvido em parceria com o Instituto Camargo Corrêa. As aulas eram ministradas por especialistas em educação inclusiva e transmitidas ao vivo, por meio de um canal de TV. Participaram desse projeto 350 educadores, diretores de escolas e gestores públicos de 5 estados brasileiros.

Além disso, o IRM começou um relacionamento com a Agência Europeia para Necessidades Especiais e Educação Inclusiva, tendo participado como único representante do Brasil no evento Raising Achievements for All Learners, realizado na Dinamarca.

2013
Foi criado o projeto Portas abertas para a inclusão, realizado em parceria com a Fundação FC Barcelona e o UNICEF. A iniciativa tinha como objetivo colaborar para a construção do legado social nas 12 cidades-sede da Copa do Mundo de Futebol de 2014. Sua principal etapa foi um curso de formação sobre educação física inclusiva voltado a profissionais das redes de ensino dos referidos municípios. Esse projeto impactou 145 escolas, 233 educadores e 22.500 estudantes.

2014
A atuação do IRM na área de pesquisa e construção de conhecimento sobre educação inclusiva resultou em um convite para que o Instituto participasse como corresponsável pela realização do seminário “The quest for Global Inclusion: How People with Disability Impact Social Change and Educational Reform”, organizado pela Faculdade de Educação de Harvard. O evento teve como objetivo discutir o status mundial da educação inclusiva e perspectivas de novos avanços com importantes formadores de opinião e pesquisadores do tema no mundo.

No segundo semestre, o Instituto Rodrigo Mendes desenvolveu um novo projeto de formação, em parceria com o Instituto Camargo Corrêa. Seu objetivo era apoiar equipes de secretarias de educação no planejamento de políticas de inclusão escolar por meio da utilização do Plano de Ações Articuladas (PAR). O curso, intitulado EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO PAR, teve a duração de 3 meses e contemplou 17 municípios, distribuídos em 9 estados brasileiros.

2015
O IRM foi convidado pelo Governo de Angola para desenvolver um projeto de consultoria, visando apoiar o Ministério da Educação Angolano na criação de uma política nacional de educação inclusiva.

Teve início também a segunda edição do projeto Portas abertas para a inclusão, ampliado para 15 capitais brasileiras.

2016
Neste ano, o IRM deu continuidade ao Portas abertas para a inclusão, que em sua terceira edição formou 347 cursistas com 119 projetos. Foram impactados 32.325 estudantes e 7.154 familiares de 16 municípios em 15 estados do país.

Além disso, dois projetos foram desenvolvidos: o DIVERSA presencial e o Ensino médio inclusivo – Construindo uma escola para todos. O DIVERSA presencial realiza formações sobre educação inclusiva para agentes da educação, que, posteriormente, replicam todo o conhecimento e experiências em suas cidades. Em 2016, o projeto certificou 51 cursistas de seis municípios do estado de São Paulo.

Já o Ensino médio inclusivo oferece formação continuada para professores e gestores que atuam na rede pública de ensino, com o propósito de aumentar a consciência sobre os direitos e os princípios legais e atitudinais da educação inclusiva, estimulando o desenvolvimento de projetos de intervenção local. Neste ano, o curso formou 144 cursistas com 54 projetos, impactando 14.637 estudantes e 3.576 familiares, de oito municípios em quatro estados brasileiros.

2017
As segundas edições do DIVERSA presencial e do Ensino médio inclusivo aconteceram neste ano. O primeiro certificou 119 cursistas e impactou 13.444 estudantes, de oito municípios do estado de São Paulo. Já o segundo formou 243 educadores com 81 projetos, impactando 23.685 estudantes e 3.576 familiares da cidade de São Paulo.

O DIVERSA presencial passou a ter também a modalidade monitoramento, cuja proposta é envolver os municípios egressos da edição anterior do DIVERSA presencial vigente, e colaborar para a replicação da metodologia do projeto em formações continuadas, planejadas e executadas pelos próprios educadores em suas cidades.

2018
Com base no sucesso do Portas abertas para a inclusão, curso de formação em educação física inclusiva, o IRM criou o projeto Portas abertas para a inclusão EAD, em parceria com a Fundação FC Barcelona e o UNICEF. O primeiro curso de formação online do IRM abrangeu todos os 26 estados e o distrito federal do país.

Neste ano, o IRM criou também o projeto Materiais Pedagógicos Acessíveis (MPA), que teve início no segundo semestre, cuja Diretoria Regional de Ensino (DRE) da cidade de São Paulo é escolhida a cada edição, sendo que a DRE Capela do Socorro foi a primeira contemplada. O MPA é uma formação em serviço para educadores que atuam no processo de escolarização de estudantes público-alvo da educação especial em escolas comuns. O objetivo é contribuir na construção de materiais pedagógicos acessíveis que auxiliem o processo de ensino-aprendizagem de estudantes com e sem deficiência. Na formação oferecida à DRE Capela do Socorro, 35 cursistas foram certificados e 14 materiais foram desenvolvidos, impactando 420 estudantes.

Além disso, neste ano aconteceram as terceiras edições do DIVERSA presencial e do Ensino médio inclusivo. O primeiro formou 254 cursistas, de oito municípios do estado de São Paulo, impactando 18.507 estudantes. Já o segundo formou 409 educadores e impactou 27.461 estudantes e 3.547 familiares, de 12 municípios da Grande São Paulo.

2019
O IRM completa 25 anos de atividades e continua seus projetos de referência em formação sobre educação inclusiva. O DIVERSA presencial está na quarta edição e forma, neste ano, 218 cursistas de oito municípios do estado de São Paulo, com o impacto de 56.495 estudantes.

O Portas abertas para a inclusão também continua em sua versão EAD, até agora com cerca de 46 mil inscritos e mais de 6 mil certificados. Já o MPA teve duas edições em 2019. No primeiro semestre do ano, a DRE Itaquera foi contemplada. Foram certificados 30 educadores, 12 materiais foram desenvolvidos, e 486 estudantes impactados. No segundo semestre, a formação foi realizada na Baixada Santista em três municípios: Guarujá, Cubatão e Santos. Foram certificados 25 educadores, 10 materiais foram desenvolvidos, e 432 estudantes impactados.

2020
No começo deste ano, o IRM participou da formação “Jovem de Futuro | Gestão Inclusiva” no Piauí. O projeto impactou 50 educadores da Secretaria de Educação do Estado.

Devido à pandemia da covid-19, o instituto teve que se reinventar e remodelar seus projetos e suas ações. A partir disso, desenvolvemos a pesquisa “Protocolos sobre Educação Inclusiva durante a pandemia da covid-19, um sobrevoo por 23 países e organismos internacionais”, e criamos uma série composta por 7 webinários sobre Educação Inclusiva durante a pandemia.

No meio do ano, lançamos o livro “Educação Inclusiva na prática”, organizado pelo nosso superintendente, Rodrigo Hübner Mendes.

O Portas abertas para a inclusão EAD, atingiu mais de 100 mil inscritos, impactou cerca de 760 mil estudantes e 31 mil escolas.

Em 2020, também fizemos a quarta edição do MPA e a quinta edição do “DIVERSA presencial”, realizadas virtualmente por conta da pandemia. O MPA contou com a participação de três municípios: Nova Odessa, Peruíbe e Cruzeiro. 30 cursistas foram certificados e 11 projetos foram desenvolvidos. Já o DIVERSA presencial foi realizado com 5 municípios, impactando 39 educadores. O eixo de monitoramento desse projeto contemplou 3 municípios que haviam participado da formação no ano anterior.