Notícias

Parceria do Instituto Rodrigo Mendes com a Hand Talk é renovada

Compartilhe nas redes sociais:

Ferramenta digital de tradução do português para Libras da Hand Talk torna site do IRM e do portal DIVERSA um espaço mais acessível 

O Instituto Rodrigo Mendes (IRM) acaba de renovar a parceria com a Hand Talk para 2022 e 2023. O recurso disponível nos sites do IRM e do DIVERSA faz traduções simultâneas dos textos na Língua Portuguesa para a Língua Brasileira de Sinais (Libras), permitindo que pessoas com deficiência auditiva sinalizadas compreendam os conteúdos disponibilizados em nossos portais.  

Segundo pesquisa feita pela BigDataCorp no ano de 2021, em parceria com o Movimento Web para Todos, somente 0,74% dos sites eram acessíveis até 2020. A mesma pesquisa mostra que em 2021 o percentual de sites acessíveis teve um pequeno crescimento e aumentou para 0,89%. 

Um homem e uma mulher apertam as mãos. Sobre uma mesa, há um notebook aberto, uma caneta, um papel e um óculos. Fim da descrição.

Atualmente, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 217 milhões de pessoas possuem perda auditiva na região das Américas, ou seja, 21,52% da população. No mesmo estudo, estima-se que até 2050 esse número aumentará para 322 milhões de pessoas. No Brasil, temos 10 milhões de pessoas com deficiência auditiva, sendo 2,7 milhões com perda total de audição, segundo pesquisa feita pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, em 2021.  

Considerando os dados apresentados, é de extrema importância investirmos em novos recursos de acessibilidade digital para que possamos avançar como uma sociedade inclusiva e, por isso, o IRM segue realizando ações nesse sentido. 

Desde o início de nossa parceria com a Hand Talk, somente no site do IRM já foram feitas 79.500 traduções de palavras. Para saber mais sobre a ferramenta e como adquiri-la, acesse o site da Hand Talk


Instituto Rodrigo Mendes e Clicksign renovam parceria 

Instituto Rodrigo Mendes e Tilibra lançam coleção de cadernos 2022 

Instituto Rodrigo Mendes renova parceria com a Hand Talk