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IRM encerra ciclo de viagens do projeto Alavancas em Canguçu e Lucas do Rio Verde

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Ao longo de dois meses, a equipe do IRM visitou os 10 municípios participantes do projeto “Alavancas para a educação inclusiva”  a fim de conhecer as iniciativas criadas por educadores, gestores escolares e técnicos da secretaria após formação

O Instituto Rodrigo Mendes (IRM) encerrou o ciclo de viagens da primeira etapa do projeto “Alavancas para a educação inclusiva de qualidade” nos municípios de Canguçu, no Rio Grande do Sul, e Lucas do Rio Verde, no Mato Grosso. Durante dois meses, a equipe do Instituto visitou as dez localidades selecionadas via edital para integrar o Alavancas para conhecer as propostas inclusivas criadas nos territórios. A iniciativa conta com a parceria do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Movimento Bem MaiorInstituto Ambikira e Machado Meyer.

Viajar pelas cinco regiões do Brasil deu aos profissionais do IRM a oportunidade de conferir como os conteúdos apresentados aos cursistas durante a formação no primeiro semestre de 2023 foram aplicados de maneiras diversas. A comitiva visitou escolas, interagiu com as comunidades escolares e se reuniu com representantes das secretarias de educação das municipalidades.

“Uma coisa é a teoria dada a todos da mesma forma. Outra realidade é a prática, ver como cada município promoveu um trabalho colaborativo entre educadores, gestores escolares, técnicos da secretaria e familiares. Eles identificaram suas barreiras e desenharam projetos inclusivos, que promovessem o protagonismo e autonomia de todos os estudantes”, ressalta Katia Cibas, coordenadora de formação do IRM.

Canguçu

Um grupo formado por 36 pessoas diversas, entre mulheres e homens, posam para foto em um auditório, com cartaz e cortinas amarelas ao fundo. Do lado direito, um banner onde está escrito “Alavancas para a educação inclusiva”. A maioria está vestida de preto. Fim da descrição.
Representantes dos cursistas de Canguçu e equipe do Instituto Rodrigo Mendes. Foto: Renato Ramalho.

Nos dias 21 e 22 de setembro, a equipe do IRM chegou a Canguçu (RS), que possui 53 mil habitantes e fica a 276 quilômetros de Porto Alegre. O município possui uma vasta região rural e é conhecido como a capital da agricultura familiar.

Entre os 10 projetos apresentados, um foi voltado à Educação Infantil e os demais ao Ensino Fundamental. Iniciativas envolvendo ensino de Libras, inclusão por meio da prática das brincadeiras do recreio para alunos em alfabetização e uso do teatro e da leitura como instrumentos de aprendizagem foram utilizadas nos projetos. Na Educação Infantil a proposta apresentada envolveu a descoberta das emoções e a importância delas para incluir a todos.

Outros temas importantes foram o desenvolvimento de estratégias de ensino que aliem a coordenação motora dos alunos com a construção de conhecimento, integrando família e escola; a aplicação do conceito de Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) aliada às práticas de jogos; musicalização como instrumento de expressão para alunos do Ensino Fundamental; formação em educação inclusiva para estudantes[PB2]  dos anos finais e um olhar para além dos muros da escola, envolvendo novamente o fundamental binômio família e escola no projeto e na prática cotidiana escolar.

Lucas do Rio Verde

Um grupo formado por 41 pessoas diversas, entre mulheres e homens, posam para foto em um auditório, com uma parede branca ao fundo, tela de vídeo e o mapa do munícipio de Lucas do Rio Verde. A maioria está vestida de azul e amarelo. Fim da descrição.
Equipe do Instituto Rodrigo Mendes e representantes dos cursistas de Lucas do Rio Verde. Foto: Renato Ramalho.

Lucas do Rio Verde (MT) representou a região Centro-Oeste no projeto Alavancas. Nos dias 26 e 27 de setembro a equipe do IRM aterrissou na localidade, que fica a 330 quilômetros de Cuiabá e possui cerca de 90 mil habitantes. A região se destaca pela produção de grãos, etanol, gado e suínos.

O munícipio apresentou 11 projetos, todos voltados para a Educação Fundamental. As temáticas trabalhadas foram a educação emocional de alunos dos anos iniciais; o conceito de superação de barreiras e de limites associados ao conhecimento de Arte, Ciências da Natureza e Matemática; a utilização de Libras (Língua Brasileira de Sinais) como estratégia de aprendizado e comunicação; motivação atitudinal para a educação inclusiva; a educação alimentar enfatizando a boa alimentação para os anos iniciais da Educação Fundamental; a música e as cantigas de roda como ferramentas de aprendizagem para incluir a todos; o corpo humano e o processo de construção do conhecimento; matemática aplicada em “Medindo e Interagindo”, usando o conhecimento como estratégia prática de inclusão.

Jogos interativos para a promoção do aprendizado em grupo, “Somos todos iguais nas diferenças”, como abertura de diálogo com estudantes sobre a importância de ambientes acessíveis na escola e o projeto ‘Será que vira borboleta?’, cujo objetivo foi desenvolver atividades lúdicas e jogos com estudantes do 1º ano escolar completam o quadro de atividades desenvolvidas pelos cursistas do município de Lucas do Rio Verde.

Sobre o Alavancas

Com três anos de duração, o projeto Alavancas contará com um novo ciclo em 2024, quando terá início a formação de técnicos das secretarias municipais de educação para a elaboração de políticas públicas voltadas à educação inclusiva. No total, 10 municípios participam: Maués (AM), Óbidos (PA), Campos Formoso (BA), Gado Bravo (PB), Irauçuba (CE), Lucas do Rio Verde (MT), Cajati (SP), Patos de Minas (MG), Alvorada (RS) e Canguçu (RS).

Em 2025, estão previstos o monitoramento das políticas elaboradas no ano anterior e uma pesquisa sobre os impactos gerados pelas formações, além de dois cursos no formato EAD, disponibilizados na plataforma de formação do IRM.

Além do apoio das organizações já mencionadas para a realização desse projeto, o IRM conta com parceiros institucionais que apoiam as diversas iniciativas voltadas ao fortalecimento da diversidade e da inclusão. São eles: Abadhs, AT&TCiscoFundação LemannFundação Grupo VolkswagenItaú SocialLATAM e Mattos Filho. Esse apoio é fundamental para a expansão das ações do Instituto em prol de uma sociedade cada vez mais inclusiva, equitativa e igualitária.


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