Confira os destaques da transmissão da última quarta-feira, 02/09
Depois do webinário Acessibilidade informacional durante a pandemia, a série Educação inclusiva durante a pandemia teve, na última quarta-feira, mais um encontro virtual. Desta vez, o webinário contou com as presenças de Rejane Palácio, Gerente da Unidade de Mediação Tecnológica e Canal de Educação da Secretaria de Educação do Estado do Piauí (SEDUC), e de Claudia Petri, Coordenadora de Implementação Regional do Itaú Social. A mediação foi feita por Regina Mercurio, formadora em educação Inclusiva do Instituto Rodrigo Mendes (IRM). Já a interpretação em Libras foi realizada por Vânia Santiago e Vânia Mantovan.
Foram abordados assuntos relacionados à “Intencionalidade pedagógica do trabalho remoto e suas ferramentas”, com objetivo de refletir sobre possibilidades de utilização de recursos pedagógicos acessíveis e tecnologias assistivas no ensino remoto e híbrido após a reabertura das escolas.
A respeito da utilização de ferramentas durante os processos recentes da educação, Regina pontuou: “cada território tem os seus saberes e suas singularidades. E todo mundo está vendo o que está funcionando ou não, e fazendo arranjos. (…) A questão da educação inclusiva é mais urgente do que nunca, porque ela está colocada para todos os alunos. Temos que pensar em ferramentas e estratégias pedagógicas para trabalhar com grupos absolutamente heterogêneos, porque é assim que as crianças vão retornar”.
Ponderando sobre a retomada das aulas presenciais, Claudia lembrou que o processo deverá ser bem diferente da habitual volta às aulas. “Essas famílias podem ter perdido pessoas queridas. Em primeiro lugar, a gente precisa pensar em protocolos de retorno. Precisa existir uma parceria e intersetorialidade para o acolhimento desses alunos e professores”, considera. A coordenadora avalia também que muitos estudantes podem não retornar nesse momento: “a questão da evasão também vai acontecer. Então, para as secretarias, é importante agir para trazer essas crianças de volta, garantindo a acessibilidade para que todos tenham as mesmas oportunidades. (…) Acho que é pensar nesse diagnóstico e, depois, na flexibilização curricular”.
A convidada Rejane nos trouxe o pensamento que está alinhado com o trabalho de sua equipe. “A gente retorna quando todos estiverem prontos, mas, até lá, a gente está se preparando”, lembrou ela, que também reforçou: “nós não deixamos a educação parar”.
A gerente ainda comentou que há pouco tempo pensar em ensino híbrido não era tão comum como hoje e complementou: “a gente acredita que esse é o momento em que o aluno é o protagonista”.
Alguns comentários do público das redes sociais também marcaram essa transmissão. A Raquel Batista Canté mostrou que já está aprendendo com os webinários do IRM e do DIVERSA: “trabalho no IFAM, campus Lábrea, e meu colega de trabalho é uma pessoa cega e usa cadeira de rodas. Em nenhum momento passou pela minha cabeça me apresentar dessa forma. Assim que nos encontrarmos, vou me apresentar adequadamente”, ela disse se referindo a descrição de si mesma após ouvir cada convidada se apresentar no início do vídeo. Já Debora Camargo parabenizou profissionais da área: “os educadores estão de parabéns, superaram barreiras e paradigmas”.
Ainda estão previstos dois webinários no segundo ciclo da série “Educação inclusiva durante a pandemia”. Eles serão transmitidos ao vivo nos dias 7/10 e 4/11. Continue acompanhando nossas redes sociais para saber mais!
Se quiser conferir na íntegra tudo o que rolou nos webinários sobre acessibilidade informacional e intencionalidade pedagógica, você também pode acessar o canal do Instituto Rodrigo Mendes no Youtube.