Fábio Miranda aborda sobre o Lab Móvel “Periferia Sustentável”, novo projeto do Instituto Favela da Paz
Pelo segundo ano consecutivo, a formação Materiais Pedagógicos Acessíveis 2022 contou com a participação especial de Fábio Miranda, do Instituto Favela da Paz. A formação é realizada pelo Instituto Rodrigo Mendes (IRM) e pelo MudaLab, com a parceria do Instituto Credit Suisse Hedging-Griffo.
Antes da apresentação de Fábio, os mediadores makers do MudaLab realizaram uma apresentação, abordando o conceito de Fab Lab (Laboratório de Fabricação), um espaço colaborativo para que pessoas de diversas áreas se juntem para planejar e desenvolver projetos de fabricação digital. Também explicaram sobre o movimento maker no Brasil.
Em seguida, Fábio Miranda contou sua trajetória e divulgou os projetos e ações realizados pelo Instituto Favela da Paz, criado em 2010 por seu irmão Claudinho Miranda, com o objetivo de formar uma comunidade de paz onde as pessoas possam viver no respeito mútuo dentro dos princípios da sustentabilidade.
Fábio apresentou, ainda, o seu Fab Lab, “Periferia Sustentável”, onde ele produz diversos materiais de forma sustentável. Além disso, mostrou um vídeo com o corte a laser do material pedagógico acessível desenvolvido pelos cursistas da escola municipal Celeste Calil, de Rio Claro (SP).
Por fim, discorreu sobre os novos projetos do Fab Lab. Entre eles está o “Lab Móvel – Periferia Sustentável”, que como o nome diz, será um laboratório dentro de um automóvel, destinado a levar para espaços abertos novas tecnologias e energias renováveis para a população.
Formação Materiais Pedagógicos Acessíveis promove oficina de tecnologia para cursistas
Começa a formação Materiais pedagógicos acessíveis 2022
Conheça os municípios selecionados para a formação Materiais pedagógicos acessíveis 2022