Os materiais pedagógicos acessíveis são desenvolvidos seguindo o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) e em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
Desde fevereiro de 2023, o Instituto Rodrigo Mendes (IRM) começou a divulgar três materiais criados na formação Materiais Pedagógicos Acessíveis de 2022. Os conteúdos foram publicados no novo portal DIVERSA em três tipos de texto, sendo: relatos de experiência das educadoras e dos educadores, tutoriais de como fazer e vídeos da implementação dos materiais. A formação é realizada pelo IRM, em parceria com o MudaLab e tem o patrocínio do Instituto Ambikira e Instituto Far, além do apoio dos parceiros institucionais AT&T, Abadhs, Cisco, Fundação Lemann, Fundação Grupo Volkswagen, Itaú Social, Latam e Mattos Filho. Todos os vídeos estão disponibilizados em nossas redes sociais: Youtube, Facebook e Instagram.
Os materiais contêm recursos de acessibilidade e tecnologia maker implementados para possibilitar a participação e a aprendizagem de estudantes com e sem deficiência. Eles são baseados nos conceitos do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) e estão em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Saiba mais detalhes sobre os três materiais pedagógicos acessíveis publicados no DIVERSA:
Helinho Come-come | Rio Claro (SP)
O Helinho tem como objetivo apresentar os ingredientes da merenda aos estudantes e estimular uma alimentação saudável de forma dinâmica, além de estimular a comunicação entre eles e um aumento do vocabulário das crianças. O projeto foi desenvolvido por educadoras e educadores da Escola Municipal Professor Hélio Jorge dos Santos, localizada na periferia de Rio Claro (SP). O boneco foi implementado para turma de educação infantil.
Tok Math | Quixeramobim (CE)
Foi desenvolvido para minimizar barreiras e promover o aprendizado de desafios matemáticos de forma colaborativa. O material foi realizado por educadoras e educadores da Escola de Ensino Fundamental Manoel Martins de Almeida, em Quixeramobim (CE). O material foi apresentado para estudantes do 6º ano.
Respiração | Águas Lindas de Goiás (GO)
O material pedagógico tem o objetivo de ampliar o autoconhecimento dos estudantes sobre o funcionamento do corpo e os benefícios físicos e mentais da respiração profunda. O projeto foi criado por educadoras e educadores da Escola Municipal Antônio Cícero Araújo da Costa, em Águas Lindas de Goiás (GO). O projeto foi ministrado para 35 estudantes da disciplina de ciências, em uma turma do 4º ano.
Conheça mais de 50 materiais pedagógicos acessíveis compartilhados pelo IRM na seção específica sobre estes conteúdos no portal DIVERSA.
Formação Materiais Pedagógicos Acessíveis 2022 recebe Instituto Favela da Paz
Formação Materiais Pedagógicos Acessíveis promove oficina de tecnologia para cursistas
Confira os materiais pedagógicos acessíveis desenvolvidos em 2021 por educadoras e estudantes