Com a presença de 40 educadoras de cinco municípios de São Paulo, o DIVERSA presencial realiza primeiro encontro formativo
Educadoras, gestoras e técnicas de secretarias de educação dos municípios de Taubaté, Santa Branca, São Roque, Suzano e Guarujá se reuniram na terça-feira(09/04), no Instituto Singularidades, em São Paulo, para o primeiro encontro do DIVERSA presencial 2019.
Após uma breve apresentação do projeto, feita pelos coordenadores Luiz Conceição e Patrícia de Brito, o encontro seguiu com o início das discussões sobre as situações desafiadoras vivenciadas pelas educadoras em sala de aula.
Representantes do município de São Roque apresentaram a situação escolhida pelas próprias educadoras do município, com o objetivo de mostrar para os presentes quais os pontos de maior desafio dentro da perspectiva da educação inclusiva da rede.
Após apresentação feita pelas educadoras, os coordenadores Luiz e Patrícia, mediaram uma discussão sobre pontos importantes levantados durante a fala delas e seguiram com a apresentação de um vídeo para pontuarem questões sobre a definição da pessoa com deficiência e do próprio movimento político para a luta dos direitos dessas pessoas.
O próximo encontro do percurso formativo acontece no dia 23/04 no mesmo local e contará com as apresentações dos municípios de Suzano e Guarujá.
O DIVERSA presencial oferece formação em serviço para profissionais envolvidos com o processo de escolarização de estudantes público-alvo da educação especial em escolas comuns. Por meio de parcerias com secretarias municipais de educação tem como objetivo contribuir na ampliação de conhecimentos sobre a educação inclusiva, a partir de situações reais e desafiadoras escolhidas pelos próprios participantes. O projeto é idealizado e desenvolvido pelo Instituto Rodrigo Mendes com o apoio da Fundação Volkswagen.
Veja mais em:
IRM e FVW recebem municípios para assinatura de parceria no DIVERSA presencial
Confira os municípios selecionados para o DIVERSA Presencial 2019