DIVERSA na pandemia reúne práticas de educação inclusiva para o ensino-aprendizagem durante a implementação de estratégias de contenção da covid-19 em todo o mundo
Com o fechamento das escolas devido à pandemia de covid-19, profissionais da educação se viram desafiados a encontrar novos caminhos para o ensino-aprendizagem de crianças, jovens e adultos. Ciente de que a educação é fundamental para que todas as pessoas tenham a chance de alcançar o seu melhor como seres humanos, buscamos acompanhar as repercussões das medidas de contenção do vírus na área da educação. Com esse objetivo foi criada a seção DIVERSA na pandemia.
Essa seção faz parte do nosso portal DIVERSA e reúne conteúdos sobre educação inclusiva durante a implementação de estratégias de contenção da covid-19 em todo o mundo. “Com a realização das aulas de forma remota, desigualdades foram acentuadas e muitos estudantes que já não tinham pleno acesso à educação ficaram desamparados. O DIVERSA na pandemia busca compartilhar, principalmente, experiências inclusivas durante esse momento, para que educadores e gestores tenham inspirações de práticas para não deixar ninguém para trás”, conta Juliana Delgado, jornalista do DIVERSA.
DIVERSA na pandemia contempla relatos de experiência, artigos, estudos de caso, webinários, materiais pedagógicos acessíveis e entrevistas que apresentam caminhos possíveis para minimizar a acentuação das desigualdades sociais e possibilitar a continuidade do ensino de forma inclusiva.
“A seção acompanha as ações de educadores, escolas e secretarias de ensino na garantia do acesso à educação, do desenvolvimento e da aprendizagem de estudantes durante a pandemia por meio de estratégias pedagógicas, formação docente, planejamento escolar, dentre outras boas iniciativas que visem minimizar a acentuação das desigualdades sociais”, explica Lailla Micas, coordenadora do DIVERSA.
Confira algumas postagens do DIVERSA na pandemia
Trabalho colaborativo é parte de estratégia para receber jovem com TEA. Coordenadora e professoras de escola estadual no Piauí falam sobre o planejamento de aulas inclusivas para participação plena de todos.
Para aulas remotas, educadoras criam material acessível de ciências. Professoras de rede municipal desenvolveram o projeto “Sistema excretor”, que despertou autonomia e participação ativa dos estudantes no ensino à distância.
Criação de jogo estimula estreitamento de laços em equipe escolar. Durante construção de material pedagógico acessível para aula de ciências, educadoras reforçam importância de trabalho colaborativo.
Município aposta em trabalho colaborativo na educação infantil. Equipe escolar de Americana (SP) coloca em prática ações para incentivar participação plena de criança com transtorno do espectro autista.
Rede promove trabalho colaborativo entre escolas para garantir inclusão. Escolas de educação infantil e ensino fundamental I planejam estratégias para apoiar a entrada de crianças com e sem deficiência no novo ciclo escolar.
Você já conhece o DIVERSA pelo Mundo?
IRM apresenta síntese da Pesquisa sobre protocolos para Educação Inclusiva durante a pandemia
Confira como foi o segundo ciclo da série Educação inclusiva durante a pandemia